SAJ: Atendimento no consumo de álcool por menores continua sendo o maior registro na unidade de saúde do São João

Ontem foram cerca de 61 pessoas atendidas no Pronto Atendimento, sendo em sua maioria por abuso de álcool.

Foto: Voz da Bahia

O Voz da Bahia entrevistou dentro do circuito do São João de Santo Antônio de Jesus nesta sexta-feira (24), o enfermeiro Leonardo Santos, Ruama e Dr. José Neto, falaram sobre os casos coma alcoólico, que são frequentes durante o período festivo da cidade.

Dr. José comentou que nesta sexta-feira (ontem), não houve muitos registros, no entanto, “até o momento não tivemos muitos casos de alcoolemia comparado a noite anterior. Por enquanto, está bem diverso. Também vem queixas como: pressão alta, baixa, mas de fato a ocorrência principal é o consumo de álcool”, disse.
Já Leonardo, comentou que cerca de 60 casos foram registrados na quinta-feira (24) por abuso de álcool, “nesse período acontece muitos casos de abuso de álcool, às pessoas acabam vindo aqui no pronto atendimento para receber os primeiros cuidados e serem transferidas para UPA (Unidade de Pronto Atendimento), ou caso tenha uma melhora, são encaminhados para seus domicílios. Esses pacientes recuperados têm alta. Ontem foram cerca de 60 pessoas que foram atendidas no Pronto Atendimento, sendo em sua maioria por abuso de álcool. Tiveram alguns encaminhamentos, aproximadamente 4 foram para a UPA”, falou.

A enfermeira Ruama, na entrevista ao Voz da Bahia, afirmou sobre os menores de idade que tem sido atendidos também por consumo de álcool de forma abusiva, “alguns casos de coma alcoólico realmente foram com menores de idade, atendemos os que foram encaminhados para a UPA, são casos de observação, não foram casos graves. Quando chega um menor de idade, buscamos pelos acompanhantes, mas quando vem sem o pessoal liga para algum familiar. Na quinta muitos casos de pacientes passando mal com licor. A maioria mistura, com outras bebidas”, explicou.

Ainda de acordo com a coordenação da unidade de saúde, o Conselho da Criança e do Adolescente, com o Conselho tutelar também tem dado suporte durante os atendimentos, considerando as situações envolvendo menores de idade.

ASSISTA A MATÉRIA COMPLETA ABAIXO:

https://www.instagram.com/p/Ct21VAHq8Gq/

Reportagem: Voz da Bahia

google news