S. A. de Jesus: Colégio Municipal Hercília Tinoco realiza evento em comemoração aos 100 anos da semana de arte moderna do Brasil

Professores e direção do Hercília Tinoco / Foto: Voz da Bahia

Na tarde desta sexta-feira (07), o Voz da Bahia esteve presente no evento em homenagem aos 100 anos da semana de arte moderna brasileira comemorada no Colégio Municipal Hercília Tinoco em Santo Antônio de Jesus.

Aluna: Ludmila Souza, 14 anos, do Colégio Hercília Tinoco / Foto: Voz da Bahia

A aluna, Ludmila Souza, 14 anos, descreveu uma obra [VEJA ACIMA], feita por ela, como um releitura do quadro pintor Ismael Nery (um pintor brasileiro, considerado um dos precursores do surrealismo no Brasil), “minha obra fala sobre a anatomia do corpo humano, ou seja, tem cérebro, dentes, nervos, cabelos, músculos e veias. Foi uma coisa que me inspirei, gostei de interpretar e achei super minha cara, por ser um desenho abstrato. O pessoal falou que viu um quadro um pouco estranho, algumas amigas não gostaram, mas muitos me elogiaram, pois, é uma arte diferente, que não costuma ser mostrada em escolas, algo de interpretação de quem ver”, explica.

A educadora Luciane Brandão ressaltou a reportagem do Voz da Bahia que esse evento é realizado todo ano pela instituição, “só que este ano, resolvemos homenagear os artistas modernistas, e tivemos a comemoração dos 100 anos da semana de arte moderna. Tivemos apresentações teatrais, dança, eles fizeram pinturas, cordéis, colagens, criaram músicas, e foi fantástico esse ano, graças a Deus deu tudo certo”, pontua.

A diretora do Hercília, professora Lígia Luciane expressa que esse é um momento feliz da escola, “costumo dizer que o coração do Hercília bate alegre quando tem esses eventos. Nossos alunos são capazes, eles apresentam coisas belíssimas e tudo foi produzido com a ajuda dos professores. Então, 100 anos da semana de arte moderna, estamos fazendo uma homenagem aos artistas de ontem e aqui na escola nesse momento descobrimos talentos maravilhosos que precisam ser aproveitados, divulgados, para que possam crescer”, diz.

Professores e direção do Hercília Tinoco / Foto: Voz da Bahia

A professora de português, Rita Silva também comentou que esse é um evento muito interessante, “conseguimos resgatar os valores da cultura nacional que já foi pioneira nos anos passados e trabalhar esses seis meses os 100 anos de cultura brasileira, de movimento de arte moderna é muito gratificante, assistimos jovens interagindo com as suas habilidades. Isso é muito gratificante”, finaliza.

Reportagem e Foto: Voz da Bahia

google news