SAJ: Sindicato dos Comerciários não concorda com o funcionamento do comércio até às 19h no período do Natal

Presidente do Sindicato dos Comerciários de SAJ - Anatália Mercês / Foto: Voz da Bahia

Anatália Mercês, presidente do Sindicato dos Comerciários de Santo Antônio de Jesus em entrevista falou não concorda com o horário de funcionamento do comércio nesse período de vendas para o Natal.

A presidente afirma que após a reforma trabalhista não há mais acordo entre os sindicatos, “eles pegaram uma sugestão de horário e soltaram no comércio, e para os trabalhadores muitos acharam que nós, sindicatos dos trabalhadores assinou esse acordo, ou seja, concordou com isso e não é verdade; o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio não concordou com esse horário principalmente às vésperas de Natal”, relevou.

Ainda sobre a véspera de natal, Anatália explana perplexidade sobre os trabalhadores do comércio ficarem até às 19h, “nós achamos um absurdo, os trabalhadores estão indignados e com razão, porque não justifica você fechar o comércio às 19 horas. O trabalhador fica ali dentro atendendo os últimos clientes e ainda arrumar as prateleiras para deixar tudo pronto para o outro dia, quando chegar em casa é muito tarde. O que a gente vê é que o trabalhador do comércio vai ser excluído de uma festa tradicional da família, ele não vai poder viver esse momento natalino na noite porque vai ter que estar trabalhando”, desabafou.

A respeito da tentativa de acordo, Anatália afirma que foi encaminhada um Ofício para o patronal, mas eles responderam que não havia acordo, “tivemos na Câmara de Vereadores depois dessa tentativa porque nós demos entrada desde abril desse projeto através do vereador Uberdan Cardoso (PT) para alterar a lei municipal e resguardar o direito do trabalhador do Comércio e no entanto essa lei foi lida mas ficou na Comissão de Justiça e não andou”, concluiu.

Reportagem: Voz da Bahia