Salvador: Ambulantes são expulsos do Terminal de Ônibus Pirajá

Imagem: PrintScreen de Vídeo | Leitor BN / WhatsApp

Começou a circular, na noite dessa segunda-feira (29), um vídeo que indica a expulsão de vendedores ambulantes do Terminal de Ônibus Pirajá e a apreensão de suas mercadorias. A ação, realizada por fiscais do metrô e agentes da Polícia Militar (PM), ocorreu porque eles não estão autorizados a vender seus produtos no local.

Pelas imagens, é possível ver produtos derramados no chão e ainda um vendedor sendo imobilizado por um agente da CCR Metrô. Procurada pelo Bahia Notícias, a assessoria de comunicação da concessionária disse que está realizando o “ordenamento do comércio clandestino” dentro do terminal e que o ambulante em questão se recusou a sair.

De acordo com a empresa, essa ação visa garantir a livre circulação e o bem-estar dos usuários do serviço, além de oferecer melhores condições de trabalho aos vendedores ambulantes já regularizados, que ganharam bancadas funcionais padrão e fardas.

“Para coibir a ação clandestina, os Agentes de Atendimento e Segurança (AASs) da concessionária, fardados e à paisana, realizam rondas periódicas e regulares para realizar a fiscalização e orientação. Em caso de reincidências e não observação das orientações, a empresa pode realizar a apreensão das mercadorias comercializadas”, justifica em nota.

A empresa acrescenta ainda que o ordenamento segue o decreto estadual nº 15.197 e a Lei Federal nº 6.149, que rege o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, o que inclui a proibição do comércio informal “em todas as suas dependências”. (Bahia Notícias)