Ao longo do mês de março choveu 330 mm, cerca de duas vezes mais do que a Normal Climatológica esperada, que é de 156,8 mm. O dado é da estação pluviométrica de referência, situada em Ondina.
A marca do acumulado de chuvas de março de 2022 foi superada há 18 anos, em 2005, quando em igual período choveu 349,4mm.
As Normais Climatológicas são médias de parâmetros meteorológicos computadas em um período de 30 anos consecutivos, obedecendo a critérios recomendados pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM).
No caso de Salvador, este padrão é determinado por medições realizadas nos últimos 30 anos pelo pluviômetro de Ondina, do Inmet, então o único existente na cidade.
Previsão – As chuvas que atingem Salvador, nesta sexta-feira (01/04), são resultantes da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS). Este sistema meteorológico ocasionará pancadas de chuvas fracas a moderadas até a próxima terça-feira (05/04).
Os maiores acumulados de chuvas registrados nas últimas 24h (dados atualizados às 16h30) ocorreram no Caminho das Árvores (23,6 mm), Stiep (21.1 mm), Pituba – Parque da Cidade (20,2 mm), Engenho Velho de Brotas (19,8 mm) e Bom Juá (19,8 mm).
A previsão para o final de semana é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas de intensidades fraca a moderadas, podendo ocorrer a qualquer hora dia.
As informações são do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec). (Metro1)


