Salvador: Profissionais de enfermagem voltam a protestar por pagamento do piso salarial

Manifestação acontece no início da tarde desta quinta-feira (14), no bairro do Comércio.

Profissionais de enfermagem voltaram a protestar no início da tarde desta quinta-feira (14), na frente da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que fica no bairro do Comércio, no Centro de Salvador. A categoria pede o pagamento da Lei do Piso Salarial e o ato causa congestionamento na região.

Segundo o G1, no início do mês, os profissionais já tinham feito uma manifestação no local. Na oportunidade, o governo da Bahia anunciou que o valor devido será pago para a categoria na folha salarial do mês de setembro, mas em relação aos servidores e funcionários municipais, o repasse foi feito pelo MS diretamente para as prefeituras que implantaram o piso para os profissionais.

Segundo informações da Secretaria de Gestão (Semge), por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), cabe à União fazer a complementação financeira aos municípios e estados para que façam o repasse aos profissionais de saúde e às entidades sem fins lucrativos que atendem a, pelo menos, 60% de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A secretaria afirmou que a maioria dos profissionais da enfermagem de Salvador recebe acima do piso nacional, sendo repassada a complementação financeira para os que não recebem o referido piso, de acordo com a análise efetuada pelo Ministério da Saúde.

google news