Salvador: Sirenes da Barragem de Pituaçu serão testadas na próxima semana; entenda

0
150
-
O plano de emergência tem caráter preventivo e visa garantir a segurança das pessoas que habitam à jusante. Foto: TV Anhanguera/Reprodução

Se você mora nos bairros da Boca do Rio ou Imbuí e ouvir uma sirene tocar nas próximas quinta e sexta-feira, 21 e 22 de novembro. Será apenas um teste no sistema de alerta sonoro da Barragem de Pituaçu, que está em fase de implantação.

Por meio de nota, a Embasa informa que as sirenes situadas no Bate Facho, na Estação BRK e na Bolandeira serão acionadas para teste. O forte barulho que será ouvido das 10h às 12h e das 14h às 16h não representa perigo. 

Conforme a empresa, o plano de emergência tem caráter preventivo e visa garantir a segurança das pessoas que habitam à jusante (no sentido do fluxo da água) do vertedouro da barragem. O plano inclui, ainda, mensagens de voz, mensagens de texto enviadas para celulares cadastrados, sinais luminosos e evasão por rotas de fuga traçadas pela Defesa Civil do município de Salvador. Essas rotas, em breve, serão testadas em simulação de acidente na barragem envolvendo a população residente no local e os órgãos competentes para este tipo de ocorrência.

Confira como estão programados os testes:

QUINTA-FEIRA (21/11)
Das 10h às 12h – uma sirene instalada no Bate Facho será acionada algumas vezes;
Das 14h às 16h – uma sirene instalada na BRK será acionada algumas vezes

SEXTA-FEIRA (22/11) 
Das 10h às 12h – duas sirenes instaladas na área da Bolandeira serão acionadas algumas vezes;
Das 14h às 16h – as quatro sirenes instaladas entre o Bate Facho e a Bolandeira serão acionadas algumas vezes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui