Salvamar registra 28 ocorrências de resgates em praias de Salvador durante fim de semana

Praia de Piatã, em Salvador — Foto: Valma Silva/G1 BA

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) registrou 28 ocorrências de resgates em praias de Salvador, durante o último fim de semana. Além disso, entre sábado (11) e domingo (12), o órgão ainda computou 12 casos de crianças perdidas que foram devolvidas às famílias. As informações foram divulgadas na tarde desta segunda-feira (13).

Segundo a Salvamar, os locais com maior incidência de casos foram Piatã, Itapuã e Stella Maris.

Ao todo, ´no sábado, foram mantidos um efetivo de 28 postos fixos e quatro postos volantes entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga, além de equipe náutica para atuação em eventos e suporte aos salva-vidas nas praias. No domingo, as praias contaram com 29 pontos fixos mais quatro volantes.

O Salvamar ainda destacou que, neste mês de setembro, 134 ocorrências foram registradas pelo órgão, sendo que, deste total, houve cinco óbitos.

O dia com maior número de casos foi o feriado da Independência do Brasil, em 7 de Setembro), com 74 resgates e 28 crianças perdidas. Esse número de crianças perdidas foi registrado apenas em Piatã, ocorrência comum no local, por se tratar de uma área ampla e com muita gente.

Desde janeiro deste ano, o órgão registrou 528 ocorrências, sendo que 238 ocorreram após a reabertura das praias, em maio.

O Salvamar alerta aos banhistas para que tenham cuidado pois, apesar do aumento da temperatura, o mar ainda está agitado. A orientação é que os banhistas sempre tenham cuidado no banho, procurem o salva-vidas para obter informações sobre o melhor lugar para entrar no mar, sobre a existência de correntes e valas e, sempre observem as bandeiras de sinalização. (G1)