Após realizar um dos maiores festejos juninos do interior da Bahia, Santo Antônio de Jesus entra na reta final das comemorações com as tradicionais festas de São Pedro realizadas na zona rural do município. Depois da edição da Sapucaia, promovida no último fim de semana, a programação será encerrada nos dias 11 e 12 de julho com o São Pedro da Benfica.
Os eventos são promovidos pela Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, em parceria com as associações comunitárias das localidades, mantendo viva uma tradição que reúne moradores, visitantes e famílias em torno da cultura nordestina.
Mesmo com a chuva, o público marcou presença na Sapucaia e acompanhou uma programação diversificada, que contou com apresentações musicais, quadrilha junina, atrações culturais, parque infantil e barracas de comidas típicas.
O prefeito Genival Deolino, a vice-prefeita Cristina da Farmácia, a secretária de Cultura, Turismo e Juventude, Silvia Brito, o secretário de Agricultura, Chico de Dega, além de representantes da Associação de Moradores da Sapucaia e demais autoridades prestigiaram a festa.
Segundo o prefeito Genival Deolino, os festejos reforçam a identidade cultural do município e preservam as tradições das comunidades rurais.
“Santo Antônio de Jesus é referência no São João, mas mantém vivas suas raízes interioranas. O São Pedro da Sapucaia representa essa tradição, reunindo famílias, valorizando nossa cultura e fortalecendo o sentimento de pertencimento da comunidade”, destacou.
A programação do sábado contou com apresentações de Black Anderson, Nildo Leal, Casca de Ferro, Mailson Magalhães, Nenho, Guido Freitas e da quadrilha Encanto do Nordeste. No domingo, mesmo após a eliminação da Seleção Brasileira da Copa do Mundo, o público seguiu em clima de festa ao som de Zé de Belém, Forró Machucadô, Canindé, Heitor Costa e Vitor Viotti, além da animação do DJ Ferrary nos intervalos.
Para a secretária de Cultura, Turismo e Juventude, Silvia Brito, os festejos também representam uma importante ferramenta de fortalecimento das comunidades rurais.
“Além da valorização cultural, esses eventos movimentam a economia local, incentivam o turismo, fortalecem a gastronomia e contribuem para o desenvolvimento das localidades rurais, preservando suas tradições e gerando oportunidades para a população”, afirmou.
Com o São Pedro da Benfica, marcado para o próximo sábado (11) e domingo (12), Santo Antônio de Jesus encerra oficialmente o calendário junino de 2026. A cidade também celebra o sucesso do São João realizado no Espaço do São João, que reuniu milhares de visitantes durante seis dias de festa, com apresentações de grandes nomes da música nacional e regional, consolidando o município entre os principais destinos dos festejos juninos do Nordeste.




