A prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, suspendeu nesta segunda-feira (16) a vacinação com a Coronavac para os pequenos de 3 e 4 anos de idade da capital. A aplicação dos imunizantes Pfizer Baby e Pediátrica também está suspensa.
Segundo a prefeitura, a medida acontece por conta da falta de doses destinadas ao público infantil nos estoques da rede municipal. Desde novembro passado que a capital baiana não recebe repasse das doses pediátricas para sequência da estratégia contra covid-19.
“Fizemos um verdadeiro contorcionismo para assegurar a maior eficácia e evitar desperdício das doses voltadas às crianças. A definição da nossa estratégia com a implantação de pontos de referência espalhados pela cidade para o público infantil fez com que prolongássemos ao máximo a decisão da suspensão temporária da vacinação. Mas diante da reposição irregular dos repasses de lotes dos imunizantes, fomos obrigados a interromper a estratégia pois nosso estoque está zerado”, explicou Decio Martins, secretário municipal da Saúde.
As estratégias de imunização contra covid-19 serão retomadas em Salvador após o envio de novos lotes dos imunizantes por parte do Governo Federal. A expectativa é que isso aconteça ainda em janeiro. (Correio)