Secretário diz que falta pouco para inauguração da UPA de SAJ e sobre a abertura do comércio, fala: “vamos ter cautela”

Foto: Voz da Bahia

O secretário de saúde de Santo Antônio de Jesus, Dr. Leandro Lobo, em entrevista ao programa Meio-Dia e Meia, na live do Voz da Bahia, desta quarta-feira (08), atualizou as principais demandas e medidas tomadas pela sua pasta na prevenção e combate ao coronavírus.

A UPA:

Em primeiro momento, o secretário afirmou que a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) é uma realidade no qual o município poderá contar, “estamos concluindo a central de gases da UPA e uma máquina de raio-x, já passou por testes para verificar o seu funcionamento, nós estamos há poucos dias da inauguração deste equipamento, é óbvio que não vai haver aglomeração, nenhum tipo de reunião para apresentar a nossa UPA a população. Ele já será apresentado funcionando e posso dizer em dados bem concretos, está faltando poucos dias para inauguração deste equipamento”, revelou.

AGLOMERAÇÃO EM PONTOS DA CIDADE:

Em relação à população que não está cumprindo o isolamento e se aglomerando nas portas dos bancos e das casas lotéricas, Leandro Lobo afirma que a Secretaria de Saúde tem um poder de policia, “a Saúde juntamente com a Vigilância Sanitária criou uma escala que vai funcionar de domingo a domingo com vários integrantes nomeados do poder público para com esse poder partir para as instituições como bancos e lotéricas e recriminar as aglomerações. Por exemplo, uma agência bancária que não entender que o momento requer cautela, isolamento, a lei do distanciamento, barreiras, será punida. É necessário a gente entender e o público também aspirar que esse isolamento precisa ser cumprido devidamente, protegendo a si e ao próximo. Se esses critérios não forem observados, a gente vai cumprir com o poder de policia e notificar drasticamente interrompendo aquela atividade”, desabafou.

“FICA EM CASA”:

Lobo enfatiza que será punido não só a instituição mas também a própria população, “a população precisa entender, por que ainda há muitas pessoas próximas as outras, querendo entrar de qualquer forma, seja na feira, ou nos bancos e temos que entender que é momento da gente respeitar a nós mesmos e respeitar o próximo e principalmente quem está gripado ou com sintomas. Permaneçam em casa e que tudo será resolvido ao seu tempo, porque a única coisa que não podemos perder em nossa vida é a saúde”, pediu.

VISITANTES NA PÁSCOA:

Outra preocupação é em relação aos visitantes que aproveitarão o feriado de Semana Santa, Páscoa, para está visitando parentes e amigos na cidade. O Secretário de Saúde informa que o poder aquisitivo da população está drasticamente reduzido, além de ser costumeiro que a população santoantoniense fique em casa no período de Páscoa, “a gente não tem uma tendência de fluxo muito grande, pois costumeiramente neste feriado de sexta, sábado e domingo a cidade fica mais calma e mais vazia, mas, mesmo assim, iremos reforçar com a Vigilância Sanitária, exatamente 15 pessoas e o reforço da Secretaria de Assistência e Ação Social irá nos ajudar nesse feriado, havendo qualquer foco de aglomeração agiremos mais uma vez com as barreiras e o método policial”, destacou.

ABERTURA DO COMÉRCIO NA SEGUNDA (13/04):

Ainda ao Voz da Bahia, Dr. Leandro pontua que a abertura do Comércio para está segunda-feira (13) será estudada juntamente com o prefeito Rogério Andrade, “iremos nos reunir com Conselho Comunitário e decidir o que é melhor para o município de forma responsável e anunciar no momento certo como dar-se-a a abertura do comércio daqui para frente. Lembrando que a indústria já foi flexibilizada mediante a um acordo. Precipitação nesse momento passa a ser algo muito complicado em qualquer que seja a cidade, por isso nós temos que ter cautela e eu sei que a população nos entende”, finalizou.

Reportagem: Voz da Bahia

google news