Sementes misteriosas estão sendo enviadas a brasileiros e governo da Bahia alerta: “perigo à saúde pública”

-
Foto: reprodução / twitter @yokkoishoichi

Algumas encomendas, contendo “sementes misteriosas”, estão sendo enviadas pelos Correios para várias partes do Brasil, sem que o destinatário houvesse solicitado. Nesta quarta-feira (23/9), a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) fez um alerta aos baianos para que, caso recebam as encomendas, não plantem as sementes.

O pacote já foi recebido em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso do Sul, além de relatos nos Estados Unidos e outros países. A ADAB avisa que as embalagens não devem ser abertas ou jogadas no lixo, mas encaminhadas imediatamente aos órgãos competentes para passar por perícia.

As embalagens têm selo da China, porém o governo do país nega qualquer envio. “Não há informações seguras da origem dos envelopes que podem estar trazendo sementes de plantas exóticas com o intuito de decorar os ambientes de forma promocional junto ou não com compras realizadas pela internet como se fossem brindes, descritas como jóias, mas, ao mesmo tempo, pode ser um grande perigo à saúde pública e à agricultura do nosso estado”, frisa o diretor-geral da ADAB, Maurício Bacelar.

A investigação está em andamento, nos quatro estados onde foram entregues as encomendas. “Como tudo ainda é uma incógnita, a preocupação com os pacotes  passa ainda pelo receio que possam trazer doenças ou devastar plantações inteiras. Algumas pragas podem ser introduzidas na Bahia e provocar grandes prejuízos com a destruição de árvores adultas, causando desmatamento e prejuízos econômicos com destruição de pomares e ampliando o número de desempregados”, reforça Maurício. (Aratu)