Uma jovem atingida por uma bala de borracha em Senhor do Bonfim, no Piemonte Norte do Itapicuru, pode perder a visão de um dos olhos. A jovem, identificada como Fabíola de Jesus Cardoso, segue em estado grave.
Segundo o G1, o fato que provocou a lesão no olho da jovem ocorreu durante um confronto entre policiais militares e “espadeiros” no último domingo (23). Após o incidente, a jovem foi levada para Recife (PE) e segue internada no Hospital da Restauração.
Um laudo apontou trauma ocular provocado pela bala de borracha. Ela informou que não participava da guerra de espadas quando ocorreu o confronto. Outros espadeiros relataram ferimentos por conta das balas de borracha à Corregedoria da Polícia Militar. Pelo terceiro ano seguido, a cidade não realiza a que era antes tradicional guerra de espadas.
No último dia 19 de junho, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux manteve a liminar da também ministra Carmén Lúcia que havia suspendido a realização da guerra de espadas. O Ministério Público da Bahia também se posicionou contrário à guerra de espadas. O órgão emitiu uma recomendação contra a prática. (Bahia Noticias)