Sergio Marone investe em cosméticos vegetarianos, sustentáveis e limpos: ‘Nós somos a natureza’

Tukano, marca do ator, tem produtos que não desmatam e não fazem teste em animais

Foto: Divulgação/Tukano

Ecossexual assumido, Sérgio Marone, de 42 anos, é engajado com a causa sustentável de tal maneira que, recentemente, lançou uma marca de produtos dermocosméticos clean beauty [beleza limpa, na tradução livre]. A Tukano nasceu desse desejo de conscientizar a sociedade por meio de escolhas diárias mais conscientes e que fazem bem para o planeta, principalmente na hora de comprar. 

“Eu acredito muito no poder do consumo, acredito muito no poder do consumidor e acredito muito que a gente pode, através disso, conscientizar a população, as pessoas a fazerem melhores escolhas na hora de comprar um produto, seja um desodorante, seja um shampoo”, explica o ator em entrevista ao Terra. 

A marca foi criada por ele, que é ambientalista, há pouco mais de um ano. Todos os produtos são 100% vegetarianos, não desmatam florestas e ecossistemas, além de fazerem testes em animais. Nas fórmulas é possível encontrar ingredientes como colágeno vegano, ácido hialurônico vegano, vitamina E, vitamina C, ginkgo biloba, e manteiga de karité. 

Além disso, o e-commerce também é composto por objeto de higiene pessoal, como ecopads, escova de dentes e de cabelo feitas de bambu natural, e necesseria ecológica.

Preocupação com a preservação
Grande parte das embalagens são o mais sustentável possível, e quase não fazem uso de plástico, sempre com preocupação de um futuro melhor para o nosso ecossistema. Os shampoos, condicionadores e o desodorante, por exemplo, são sólidos, o que acarreta na utilização de menos água na produção. 

“Estamos preservando um bem precioso para a vida humana no nosso planeta. Por serem sólidos, não precisam de plástico, então as nossas embalagens desses produtos são zero plástico”, afirma Marone. “Justamente por isso, a embalagem do desodorante da marca custa, no mínimo, cinco vezes mais do que a embalagem de plástico, mas o investimento vale a pena, porque a causa está à frente do lucro.”

Para ele, o objetivo da startup é gerar transformação na vida das pessoas, e por isso, a linguagem de marketing é voltada para que a sociedade enxergue que é preciso estar conectado com a natureza, pois somos parte dela. 

“Nós somos a natureza, temos que nos salvar. Se continuarmos do jeito que fazemos há tantos milhares de anos, vamos ser expurgados desse planeta, demitidos da função de zelador desse paraíso”, aponta. 

Amazônia
Embora a empresa ainda seja pequena, Marone afirma que o próximo passo é buscar óleos da Amazônia, junto a comunidades que vivem dessa extração, a fim de empoderá-las. A Tukano já está nesse processo de estudo para viabilizar esse tipo de trabalho junto aos nativo daquela região. 

“Trazer esses produtos, esses ingredientes da floresta de uma forma consciente e responsável, mantendo a floresta em pé e, ao mesmo tempo, fazendo isso gerar renda para as comunidades locais. Eu acho que o importante é gerar transformação, seja ela social ou ambiental. Nada é mais importante que o meio ambiente”, finaliza. 

(Terra)

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