Sesab promove curso de Planejamento em Saúde

Foto: Divulgação

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da Assessoria de Planejamento e Gestão (APG), em parceria com o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA), realiza amanhã (30), de 9h às 10h, o lançamento do curso Planejamento em Saúde. O evento ocorrerá de forma virtual, com acesso através do link www.youtube.com\labvideoisc, e contará com a presença do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.

As atividades serão voltadas para gestores municipais de saúde, núcleos regionais de saúde, conselhos municipais e estadual de saúde, com o objetivo de evidenciar a importância do planejamento em saúde, visando a aproximação das instâncias estadual e municipais no compartilhamento de experiências e saberes a respeito das ações e serviços de saúde.

O curso será composto de 04 módulos, com as atividades dos módulos concentrando conteúdos fundamentais para alcançar os objetivos do curso, além de ampliar a capacidade de análise e fortalecer as práticas de planejamento, de modo que a gestão monitore os processos de produção de serviços e as condições do sistema de saúde, respeitando o recorte territorial, visando a melhoria contínua da situação de saúde e fortalecimento da regionalização no estado.

As atividades serão iniciadas no próximo dia 23 de agosto, com término previsto para 12 de dezembro. A fim de subsidiar o processo de capacitação foi elaborado o Manual de Apoio ao Planejamento Municipal de Saúde, com o propósito de auxiliar os municípios na elaboração dos instrumentos de gestão como o Plano Municipal de Saúde (2022 – 2025), Programação Anual de Saúde e Relatórios de Gestão, além de abordar a utilização do Sistema DigiSUS para o monitoramento e acompanhamento dos Planos Municipais de Saúde. (Sesab)