Sesab reforça plantões de Carnaval para atender população

-
Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) reforçou os plantões nas unidades de saúde durante o Carnaval de Salvador. Com o aumento de profissionais, até às 17h desta segunda-feira (24), a pasta registrou 60 ocorrências relacionadas a folia.  A maioria foi direcionada ao Hospital Geral do Estado (HGE), com 47 atendimentos. As agressões físicas, 33 ao todo, foram as principais causas de atendimento, seguido por queda (11).

O HGE, além de manter seu setor de urgência e emergência em pleno funcionamento, conta com o Centro de Atendimento de Múltiplas Vítimas, que, em poucos minutos, transforma o estacionamento coberto do HGE em uma imensa emergência hospitalar, apto para receber e tratar mais de 25 vítimas simultaneamente.

Além dos atendimentos em hospitais e UPAs, a Sesab instalou três unidades de saúde nos circuitos de Salvador e Porto Seguro para a realização de testes rápidos que detectam HIV, sífilis e hepatites B e C. Em Salvador, o somatório de atendimentos contabiliza 988, realizados 3.952 testes rápidos, com um total de 14 casos confirmados para HIV, 71 reagentes para Sífilis, 5 reagentes para Hepatites B e nenhum caso reagente para C. Em Porto Seguro, foi contabilizado a realização de 1.048 testes rápidos, com um total de 01 caso confirmado para HIV, 04 reagentes para Sífilis, 01 caso reagente para Hepatites C e nenhum caso reagente para B.

Todos os testes que apresentarem resultado positivo receberam as orientações e encaminhamento para início do tratamento. Os postos de testagem e aconselhamento funcionam das 16 horas até 1h do dia seguinte, na avenida Centenário (Barra) e na avenida Ademar de Barros (Ondina), e também em Porto Seguro, na Passarela do Descobrimento. (BN)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui