Simpósio da UFRB debate empreendedorismo e inovação no Recôncavo

0
46
-
Mesa de abertura do Simpósio de Empreendedorismo e Inovação do Recôncavo. Imagem: Secom/UFRB

Nos dias 12 e 13 de novembro, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) promoveu o SEIRECON 2019, simpósio que teve como objetivo debater e incentivar o fortalecimento do sistema local de empreendedorismo e inovação do Recôncavo, por meio do estímulo e desenvolvimento do ensino empreendedor. Em sua primeira edição, o evento teve como tema os “Desafios e estratégias para aliar empreendedorismo criativo e desenvolvimento tecnológico ao ensino superior”.

A programação contou com conferências e oficinas ministradas por profissionais e especialistas da área que abordaram assuntos como educação empreendedora, desenvolvimento tecnológico, inovação e os desafios para aliar o ensino superior a estas temáticas. O objetivo foi aproximar a comunidade universitária e a comunidade externa que compõe os espaços de atuação da UFRB no Recôncavo na busca de parcerias estratégicas e soluções inovadoras para a concretização dos objetivos institucionais.

A abertura oficial aconteceu no dia 13, na Biblioteca do Campus de Cruz das Almas, e reuniu o vice-reitor da UFRB, José Mascarenhas; o coordenador de Criação e Inovação (CINOVA), Edilson Pires, e a coordenadora de Ensino de Pós-Graduação (CEPG), Ana Cristina Loyola, representantes da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI); e o secretário municipal de Políticas Especiais, Pablo Rezende, representando a Prefeitura de Cruz das Almas.

Durante o evento, ocorreu a 4ª edição da Cerimônia de Entrega do Prêmio Inventor UFRB, que reconhece as contribuições dos inventores no desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no âmbito da instituição, e do Prêmio Talentos da Pesquisa e Inovação UFRB, que reconhece as pesquisas realizadas no âmbito dos programas de iniciação científica da Universidade Ao todo, foram premiadas sete invenções, uma patente e sete pesquisas.

Os responsáveis pelas invenções e pesquisas premiadas foram chamados à frente do auditório para receber a placa de homenagem das mãos do coordenador da CINOVA e também coordenador do evento, Edilson Pires. “Falar de empreendedorismo e inovação no espaço das universidades é um grande desafio. Precisamos estimular cada vez mais o pensamento empreendedor entre professores, alunos e técnicos, a fim de gerar negócios inovadores”, disse, destacando o exemplo da Maratona de Empreendedorismo Universitário, incluída na programação.

Em seguida, o vice-reitor José Mascarenhas abriu as falas da mesa institucional e defendeu a importância da temática para a atuação estratégica da UFRB. “Que a gente consiga, por meio dessa e de outras iniciativas, fortalecer o sistema regional de inovação do Recôncavo, um sistema que requer a aproximação entre atores do Governo, das universidades e do setor empresarial”, afirmou. Durante o evento, ele anunciou o lançamento da Incubadora de Base Tecnológica da UFRB e garantiu a presença da instituição no Parque Tecnológico de Salvador.

Conferência de abertura – Com o tema “Empreendedorismo e Inovação: estratégias para transformar ideias em negócios de impacto”, a conferência de abertura foi ministrada pelo gerente executivo de Tecnologia e Inovação do SENAI Bahia, Flávio Marinho. Ele agradeceu o convite para o debate e defendeu, logo no início de sua exposição, o conceito de empreendedor como aquele que inova e não apenas aquele que abre uma empresa. “Existem inúmeros casos de empresários que não empreendem, no sentido de implementar aquilo que faz a diferença. Por outro lado, temos inúmeros casos de empreendedores que não são empresários, mas são microempreendedores ou empreendedores comunitários”, citou.

Após sua explanação, o evento seguiu com mesas redondas temáticas e a apresentação final da Maratona. O SEIRECON 2019 evento contou com a parceria do Núcleo de Empresas Juniores e do Ramo Estudantil do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos da UFRB, com apoio da Prefeitura Municipal e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cruz das Almas, além da Empresa Agroambi Bahia Serviços de Engenharia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui