Sobe para 8,5 mil o nº de pessoas habilitadas que não tomaram 2ª dose da vacina em SSA

Foto: Divulgação

Salvador somava até esta terça-feira (6) 8,5 mil pessoas que ainda não compareceram aos postos de vacinação para tomar a segunda dose do imunizante contra a Covid-19 e completar o esquema vacinal. A informação foi divulgada pelo secretário municipal da Saúde, Leo Prates, nesta quarta-feira (7), em entrevista ao Bahia Notícias no Ar, da rádio Salvador FM 92,3.  

A prefeitura atribui o número também ao feriado de Semana Santa e ao final de semana, e espera que essas pessoas compareçam. Além disso, a gestão está adotando a estratégica de entrar em contato com esses habilitados através de mensagens de texto no celular, e também vai começar a enviar alertas pelo aplicativo de mensagens WhatsApp.

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) está conduzindo um levantamento específico com os municípios para apurar quantos são os casos de abandono da imunização contra o novo coronavírus. A pasta estadual tem orientado as cidades baianas a fazerem busca ativa das pessoas que tomaram a primeira dose e não compareceram para completar o esquema vacinal.

Apesar desse número de faltosos, Leo Prates acredita que Salvador vem melhorando a execução das 2ª doses. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está criando um sistema para esse acompanhamento e quer ser a terceira cidade do país em número de pessoas com o esquema de vacinação contra Covid-19 completo. Atualmente a capital baiana ocupa a 4ª posição, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza. “Os indicadores vacinais da cidade, nesse momento, estão excepcionais”, avaliou Leo Prates. (Bahia Notícias)