Sobradinho: Prefeitura vai ajuizar ação contra autor de ‘fake news’

Foto: Reprodução / Carlos Britto

A prefeitura de Sobradinho, no Norte do estado, informou nesta quarta-feira (13) que registrou uma queixa crime na Polícia Civil e está ajuizando uma ação Ação Civil Pública de Dano Moral Coletivo contra Alexsandro Nunes, autor de uma fake news que circulou nas redes sociais na semana passada sobre o atendimento a um paciente internado no Hospital Municipal Maria Auxiliadora Torres, com sintomas de síndrome gripal.

De acordo com a gestão municipal, além de disseminar um áudio com uma notícia falsa sobre a estrutura e os procedimentos adotados pela equipe técnica do hospital, o autor da fake-news ainda utilizou indevidamente a imagem do paciente, expondo um idoso, para induzir a população sobradinhense à falsa ideia de que havia falhas no atendimento hospitalar.

Em comunicado, a prefeitura disse considerar o princípio democrático e o direito à livre manifestação de pensamento, mas alegou que o autor agiu de forma abusiva, irresponsável e mentirosa, “com o intuito de desqualificar o trabalho árduo que a Secretaria de Saúde vem adotando para fazer frente a pandemia do novo-coronavírus no município”.

“É Lamentável a postura de uma pessoa que, em um momento de crise mundial, de sofrimento para a humanidade, com perdas de milhares de vidas, se apega ao ódio e as divergências partidárias, para aterrorizar a população, já tão angustiada com a pandemia da Covid 19. A gestão municipal em Sobradinho foi enérgica e rápida na adoção das medidas de enfrentamento e isso vem custando recursos, o empenho do gestor, de toda equipe dos profissionais de saúde e demais servidores de outras secretarias municipais que estão engajados em proteger a população e oferecer a melhor assistência aos pacientes. Diferente de outros municípios da região, e graças a este trabalho que vem sendo realizado desde o início da pandemia, Sobradinho, até o momento, não registra nenhum caso da Covid-19, o que prova a eficácia das medidas adotadas. Portanto, não é justo que alguém, que sequer procurou buscar informações sobre os procedimentos e ações adotadas pela gestão, se utilizar de um expediente rasteiro para criticar a gestão. Este é um momento de união, de solidariedade e este cidadão, ou qualquer outro que tenha compromisso com Sobradinho, deveria se juntar a gestão, se juntar a comunidade para somar, para contribuir com o enfrentamento a este inimigo invisível, que nos assusta a todos”, disse o Prefeito Luiz Vicente Berti.

O gestor também informou que a Secretaria de Saúde fez uma adaptação na ala nova do Hospital Municipal para atender aos pacientes que porventura venham a ser contaminados. “Estamos com a nova ala do hospital pronta para ser entregue a população, com centro cirúrgico, salas de parto, enfermarias e outros espaços que vão otimizar os serviços na unidade hospitalar. No entanto, por conta da pandemia, tivemos que isolar uma ala e disponibilizar leitos exclusivos para pacientes que apresentem sintomas da infecção, com uma estrutura adequada de aparelhos, como ventiladores mecânicos, e todo suporte necessário para assistência a estes pacientes. Tudo vem sendo feito com a orientação técnica de profissionais médicos, sob a vigília de profissionais da área sanitária, com muita responsabilidade e dedicação. O parecer de uma pessoa leiga, desqualificada para este tipo de ‘critica’, e movida por sentimentos de raiva, é insignificante e nada constrói. No entanto, para que o autor da fake- news, que constantemente ataca a gestão com inverdades, tenha uma lição pedagógica, ele responderá por seu ato calunioso, perante as autoridades policiais e da Justiça”, declarou o prefeito.

Para o Prefeito Luiz Vicente Berti, em tempos de combate ao Covid-19, fake news como a veiculada por Alexsandro Nunes, e compartilhada por outros populares, que também deverão ser acionados, “entram em conflito com a necessidade de se garantir a ordem pública, atentam contra a saúde coletiva, e geram pânico na população, prejudicando a aplicação das medidas sanitárias adotadas pela gestão. Ao se utilizar de informações falsa, sem embasamento técnico, ao expor a imagem de um paciente internado em área isolada, o autor extrapolou sua liberdade de expressão, foi leviano e gerou insegurança na população”.

A família do paciente internado também prestou queixa na Polícia Civil contra Alexsandro Nunes, por violar o direito a privacidade e expor a imagem do idoso, sem autorização da família. “Acredito que na atuação da Polícia no combate a disseminação de fake-news e que a Justiça acate os nossos pedidos, dando uma resposta a sociedade de Sobradinho quanto a estas atitudes criminosas de desinformar, de propagar inverdades, com o intuito de atingir a gestão municipal, e em consequência a comunidade. Esta postura irresponsável prejudica o trabalho de combate à pandemia do Coronavírus”, finalizou Luiz Vicente. (Bahia Notícias)

google news