Sobre jovem com a Covid que expôs não tido a atenção da saúde de SAJ, prefeito diz: “são pessoas que não se conformam com o protocolo da secretaria”

Foto: Voz da Bahia

A jovem Caroline Lopes, 23 anos, estudante de engenharia da UFRB, moradora do bairro Andaiá, Santo Antônio de Jesus, em entrevista ao Voz da Bahia apontou negligência do município com relação a assistência diante do seu quadro de saúde com a Covid-19. A entrevistada declarou ainda, que por não ter tido um atendimento adequado pelos prepostos da saúde, ela e sua família decidiram, mesmo sem condições financeiras, custear um teste em uma clínica particular (relembre aqui). O prefeito Rogério Andrade na Live do Voz da Bahia comunicou que a Secretaria de Saúde monitora cerca de 400 pessoas no município e que entre algumas vezes pode ocorrer desencontros nas informações, ou o paciente não aceitar a monitoração que o município passa.

“Eu fui buscar informações com a enfermeira Juliana, que tem todos os detalhes desse caso, a mesma irá se pronunciar a respeito disso, existe um relatório da secretaria de todo o passo-a-passo, toda nossa orientação, todos os contatos da secretaria com essa jovem”, revela Rogério.

O gestor explica que as críticas são importantes e as mesmas precisam ser ouvidas e absorvidas, “nessa questão da Covid-19, como é algo muito novo, na maioria das vezes quando você ouve uma queixa e que você vai ver o que de fato aconteceu, a maioria das vezes são pessoas que não se conformam com o protocolo da secretaria. Os profissionais de saúde explicam qual é o passo a passo, qual é o protocolo, o que se tem feito, e muitas pessoas não querem ouvir e aí se antecipam fazendo testes particulares, depois reclamam que a prefeitura não viabilizam esses testes”, expôs.

Rogério esclarece que é preciso que as pessoas acreditem e confiem no passo a passo da Secretaria de Saúde, “nós dividimos a cidade em comunidades. Cada parte do município é acompanhada. Se você chegar a uma profissional e falar o nome de qualquer um que passou por essa unidade de saúde, ela irá chegar na tua frente e lhe mostrar o relatório”, finalizou.

Reportagem: Voz da Bahia