Sobre possibilidade da prefeitura de SAJ comprar vacinas, secretário afirma: “completamente descartada, isso é jogada de marketing”

Secretário de Saúde, Dr. Leonel Cafezeiro / Foto: Voz da Bahia

Chegaram a Santo Antônio de Jesus mais um lote de vacinas contra o Coronavírus neste último final de semana. Desta vez, os idosos acima da faixa etária de 90 anos serão imunizados. Em entrevista a Andaiá FM, o secretário de saúde do município, Dr. Leonel Cafezeiro, afirmou que um sistema de drive thru será montado pela pasta para facilitar a imunização.

O secretário afirmou ainda, que é importante a pessoa que será vacinada ter em mãos um documento de identificação com foto para comprovar idade, “a população vem acompanhando o recebimento destas vacinas naturalmente em quantidades pequenas do número de doses. Isso faz com que a gente fique sem cumprir as estratégias todas que temos planejado. Essa última remessa que recebemos, esperávamos imunizar as pessoas acima de 75 anos, mas houve uma modificação, já que não tinha vacina para toda a faixa etária, foi determinado que a gente vacinasse as pessoas acima de 90 anos. Se tiver 89 anos e 11 meses não serão vacinados. A vacinação terá inicio hoje, através de um drive thru, mas a partir de amanhã, iremos montar equipes que irá em residências, pois temos conhecimento que muitos estão acamados ou não tem um veículo para se locomover. Recomendamos que as pessoas que serão vacinadas, levem seu documento de identificação, pois sabemos que alguém vai querer se privilegiar do drive thru”, falou.

PROFISSIONAIS DE SAÚDE:

Segundo Dr. Leonel, ainda não houve um levantamento sobre a quantidade de profissionais de saúde vacinados em Santo Antônio de Jesus. Entretanto, o secretário acredita que até a próxima quarta-feira (03), todos já estarão vacinados, “eu pretendo vacinar todos, mas eu não vou ter doses de vacina o suficiente para vacinar. Em relação aos profissionais de saúde na linha de frente da covid-19, nós ainda não fizemos o levantamento de quantos faltam, mas acho que estamos no aproximando de 100%. Vamos vacinar todos assim que as vacinas cheguem. Não vamos privilegiar ninguém, não vamos permitir que ninguém fure a fila. Essa prioridade é determinado pelo Estado”, falou.

COMPRA DA VACINA:

Sobre a possibilidade da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus realizar pedidos para compra da vacina contra a Covid-19, o secretário descartou veemente, “essa possibilidade está completamente descartada, isso é jogada de marketing. Não houve uma cidade no Brasil que realizou compras da vacina. Isso é alguém quer quer se aparecer e fala que vai comprar. As vacinas estão chegando pelo Ministério da Saúde, como um município vai comprar? Se o ministério liberasse para um município poder comprar, aquele que tivesse prestigio e mais dinheiro seria privilegiado. Temos que obedecer o que está sendo encaminhado pelo Ministério da Saúde, pois através dele não está tendo descriminação. Estão distribuindo as vacinas proporcionalmente a população de cada município que consta no IBGE”, esclareceu.

BARES E RESTAURANTES:

Após ser questionado sobre as recomendações em bares, Leonel comentou, “recomendamos que eles funcionassem com distanciamento entre as mesas, além da redução de pessoas e que não permitisse ninguém levantar da mesa sem máscara, vamos controlar isso”, falou.

Leonel comentou que recebeu denúncias sobre mercados que tem deixado seus funcionários trabalharem sem máscaras, “os funcionários estão trabalhando sem máscara, todos têm que se adequar a isso. Isto está escrito em decreto e tem força de lei. Queremos que todos trabalhem, mas precisam colaborar para isto”, concluiu.

Redação: Voz da Bahia

google news