Substância é encontrada em praia de Ilhéus, no sul da BA; ‘aparentemente é óleo’, diz secretário

-
Manchas de substância parecidas com óleo foram registradas no litoral do Ilhéus — Foto: Reprodução TV Bahia

Uma substância, ainda não identificada, foi encontrada na Praia do Norte, em Ilhéus, sul da Bahia, na manhã de sexta-feira (7). Cerca de 1 tonelada do material misturado com areia foi coletado no local. Uma amostra foi enviada para análise, no Laboratório da Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro.

O material foi achado por moradores na mesma praia onde as primeiras manchas de óleo foram registradas no ano passado, na maior tragédia que já atingiu o litoral nordestino.

No entanto, de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente de Ilhéus, o material coletado tem consistência diferente do óleo de 2019. Uma coleta foi feita e encaminhada para análise detalhada pela Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro, para verificar se trata-se do mesmo material. As semelhanças entre as duas são a cor e o cheiro forte.

O secretário do meio ambiente, Mozart Aragão, esteve no local e fez uma comparação entre o dois materiais.

“Este material aderiu à uma argila própria da praia. Por isso não podemos informar ainda se é resquício daquele óleo [de 2019], ou se é de um novo derramamento. Aparentemente é óleo porque quando jogamos água fica escuro e com característica oleosa. Podem ter sido as chuvas e maré alta que trouxeram óleo que ainda estava acumulado em algum local”, explica.

Até o começo da tarde de sexta, dois sacos com a substância misturada com areia foram recolhidos por oficiais da Marinha, na Praia do Norte.

“Nós já fizemos uma busca na faixa de dois quilômetros acima e dois abaixo deste ponto da orla de Ilhéus e não encontramos mais nada, mas pode ser que além deste ponto tenha também. Qualquer pessoa que encontrar algo estranho na praia pode avisar a Secretaria [de Meio Ambiente]”, disse o secretário. (G1)