Na próxima quarta-feira (5), o céu brasileiro será palco de uma superlua, fenômeno que poderá ser visto em diversas regiões do país e em outras partes do mundo. Este é o segundo e penúltimo evento do tipo em 2025, e não será necessário o uso de telescópios ou binóculos para apreciá-lo.
O fenômeno ficará mais evidente no início da noite. Em São Paulo, a Lua deve aparecer por volta das 18h45; em Belém, às 18h14; e no Recife, às 17h28 (horário de Brasília). O satélite natural apresentará brilho intenso e aparência ampliada, chamando a atenção de observadores.
A superlua ocorre quando a Lua chega ao perigeu, ponto mais próximo da Terra em sua órbita, fazendo com que pareça maior e mais luminosa do que o normal. O termo foi criado em 1979 pelo astrólogo Richard Nolle, mas acabou sendo incorporado à astronomia popular e à cobertura da mídia.
- Cristiano Ronaldo brilha, faz história e comanda goleada de Portugal na Copa do Mundo
- ROCK NO SÃO JOÃO! Palco Alterna SAJ reúne amantes do gênero e mostra a diversidade da festa em S. A. de Jesus
- Nego Di é condenado a mais de 14 anos de prisão por estelionato, lavagem de dinheiro e uso de documento falso
Embora a fase de Lua cheia seja breve, a aparência da superlua pode se manter por até três dias, proporcionando um espetáculo visual que combina tamanho e luminosidade acima do habitual.





