Suprev convoca mais de 12 mil aposentados e pensionistas para prova de vida

Aniversariantes de março devem comparecer até o dia 31 para fazerem o procedimento

Foto: Divulgação/Saeb

Aposentados e pensionistas que aniversariam ao longo do mês de março são convocados pela Superintendência de Previdência do Estado (Suprev) para realizar a prova de vida. Os mais de 12 mil beneficiários do Poder Executivo Estadual – além de 369 do Tribunal de Justiça e 15 do Ministério Público – terão até o dia 31 de março para realizar o procedimento sem correr o risco de ter o benefício suspenso.

A Previdência Estadual também alerta os 3.600 beneficiários aniversariantes de fevereiro que ainda não atenderam ao chamado para que realizem o procedimento. Desde o início deste ano, o cronograma de convocação dos pensionistas passou a seguir a mesma regra já adotada para aposentados, realizando a prova de vida no mês do aniversário do beneficiário e não mais do ex-servidor que gerou a pensão.

O órgão recomenda que o procedimento seja feito sempre dentro do mês do aniversário para evitar bloqueios no pagamento. “A prova de vida é fundamental para que a Previdência possa evitar pagamentos indevidos e tentativas de fraudes; daí a importância de cumprir os prazos”, explica a coordenadora de Relacionamento com o Beneficiário da Suprev, Sílvia Machado ao ressaltar que, em casos de eventuais suspensões, o pagamento é retomado à medida que o beneficiário cumpre a obrigação da prova de vida.

Modalidades
A Suprev oferece três modalidades de realização da prova de vida: por aplicativo, por vídeo atendimento ou presencialmente nos postos da Rede SAC. A Prova de Vida Digital, disponível apenas para beneficiários que estejam dentro do prazo, pode ser feita por meio de qualquer celular com acesso à internet, através do aplicativo GOV.BR. Para fazer a prova nesta modalidade, basta baixar o aplicativo e abrir uma conta GOV.BR.

Disponível apenas para os beneficiários que estão dentro do prazo, a Prova de Vida Digital pode ser feita de qualquer celular com acesso à internet por meio do aplicativo GOV.BR. Para tanto, é preciso baixar o aplicativo e abrir uma conta no GOV.BR. Os beneficiários podem consultar aqui o passo a passo disponibilizado no canal da Secretaria da Administração do Governo do Estado da Bahia (Saeb).

Já os serviços por vídeoatendimento e presencial estão disponíveis para todos os convocados, incluindo retardatários. Em ambos os casos, os beneficiários devem fazer o agendamento prévio por meio do SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br) ou no call center da Suprev/SAC pelos telefones 0800 071 5353 (para ligações gratuitas por celular ou fixo, de qualquer lugar do Brasil) e (071) 4020-5353 (só para Salvador e Região Metropolitana, de telefone fixo ou celular). Mais informações podem ser obtidas no RH Bahia. (Metro1)

google news