Últimas Notícias sobre conectividade
A Vivo, uma das principais operadoras de telecomunicações do Brasil, anunciou o fim de sua concessão de telefonia fixa, que será substituída por um regime privado de autorização a partir de 31 de dezembro de 2025. A mudança, firmada em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), é uma resposta ao declínio no uso de telefonia fixa e reflete a adaptação da empresa às novas demandas tecnológicas do mercado.
A SpaceX está disponibilizando conexão via satélite de forma nativa em smartphones, oferecendo sinal mesmo em locais isolados onde não há cobertura das operadoras tradicionais. O recurso funciona como complemento à infraestrutura móvel existente, ativando automaticamente a rede de satélites quando o usuário sai da área de cobertura convencional.
5G já está disponível em todo o Brasil, mas apenas 18% dos municípios têm antenas compatíveis
Embora a faixa principal de frequência do 5G já esteja liberada para operadoras em todo o Brasil, apenas 18% dos municípios contam com antenas preparadas para suportar essa tecnologia, segundo dados recentes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).



