Últimas Notícias sobre preços abusivos
SAJ: Deputado Robinson Almeida denuncia possível cartel de combustíveis e anuncia medidas junto ao MP e ao Procon
Durante sessão na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) nesta terça-feira (23), o deputado Robinson Almeida (PT) manifestou indignação com os altos preços da gasolina em Santo Antônio de Jesus, que, segundo ele, estão entre os mais elevados do estado.
Na manhã deste sábado (20), moradores de Santo Antônio de Jesus realizaram uma manifestação pacífica no centro da cidade para protestar contra o preço da gasolina, atualmente vendido a R$ 6,69 por litro em praticamente todos os postos do município.
Com cartazes e buzinaço, motoristas e motociclistas cobraram providências e explicações sobre a diferença em relação a cidades próximas, como Itiruçu, onde o combustível é encontrado por R$ 5,99, chegando a até R$ 5,19 em outros municípios baianos. A variação ultrapassa R$ 1,50 por litro, o que tem levantado suspeitas de cartel ou monopólio no mercado local.
Santo Antônio de Jesus, conhecido como a Capital do Recôncavo e importante polo comercial da Bahia, apresenta preços mais altos do que cidades menores e mais distantes das bases de distribuição. Segundo levantamentos regionais, 13 postos locais praticam o mesmo valor, sem variações.
Para os consumidores, o impacto no bolso é expressivo: abastecer um tanque de 40 litros em SAJ custa R$ 268, enquanto em cidades vizinhas pode sair por até R$ 224, gerando uma economia de R$ 44 por tanque.
Nas redes sociais, motoristas têm compartilhado vídeos comparando os preços, reforçando a percepção de que o mercado local está “travado”. A pressão sobre órgãos de fiscalização, como o PROCON e a Agência Nacional do Petróleo (ANP), aumenta diante da falta de explicações oficiais.
Enquanto isso, o tema ganha força nas ruas e no debate popular, com a população cobrando transparência e medidas que garantam preços mais justos para os consumidores do município.
Tags: Santo Antônio de Jesus, gasolina, protesto, preços abusivos, cartel, combustível, PROCON, ANP, Recôncavo Baiano
Promotoria de Valença abre inquérito para apurar preço abusivo em travessia para Morro de São Paulo
Em meio ao aumento no valor das passagens entre Valença e Morro de São Paulo, a 2ª Promotoria de Justiça de Valença transformou, nesta sexta-feira (17), um procedimento preliminar em inquérito civil. A ação, conduzida pela promotora Cláudia Didier de Morais Pereira Santos, busca investigar possíveis irregularidades, incluindo sonegação fiscal e preços abusivos nas tarifas.
A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), deu continuidade hoje (27) às vistorias em farmácias e estabelecimentos que foram denunciados pela venda, com preços abusivos, de produtos como álcool em gel e máscaras de proteção.
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis está em ação para fiscalizar os postos de combustíveis contra cobranças abusivas. Em nota, a ANP informou que está “atenta” a possíveis preços excessivos.



