Tartaruga é encontrada morta no sul da Bahia; projeto contabiliza mais de 10 casos

caso ocorreu na praia do Sargi, que fica no distrito de Serra Grande. O animal era juvenil e possuía cerca de 60 cm de comprimento. — Foto: Projeto (A)mar/Divulgação

Uma tartaruga da espécie verde foi encontrada morta em uma praia de Uruçuca, cidade do sul da Bahia, na tarde de quarta-feira (29). As informações são do Projeto (A)mar.

Conforme o projeto, o caso ocorreu na praia do Sargi, que fica no distrito de Serra Grande. O animal era juvenil e possuía cerca de 60 cm de comprimento.

Informações do projeto apontaram ainda que a tartaruga apresentou interação com rede de pesca e ingestão de resíduo de plástico. Com esse caso, o número de animais marinhos mortos na região, entre 1º e 29 de janeiro deste ano, chegou a 13.

Alguns casos

Duas tartarugas são encontradas mortas em praias de Ilhéus, no sul da Bahia — Foto: Projeto (A)mar
Duas tartarugas são encontradas mortas em praias de Ilhéus, no sul da Bahia — Foto: Projeto (A)mar

No dia 15 de janeiro, um golfinho foi encontrado morto na praia de Barramares, em Ilhéus. O animal era uma fêmea de quase três metros.

No mesmo dia, duas tartarugas da espécie verde também foram encontradas mortas em praias da cidade. Um dos animais foi achado na praia de Águas de Olivença e a outra na praia do Norte.

Dois dias depois, uma tartaruga juvenil foi encontrada morta também na praia de Barramares. O animal, que era da espécie verde, foi achado em avançado estado de decomposição.

Na semana passada, no dia 21 de janeiro, uma tartaruga foi achada a noite, na praia de Cururupe. Os dados indicam que o animal tinha feito uma desova no dia anterior. No mesmo dia, uma ave marinha, da espécie bobo-pequeno de bico preto, na praia de Serra Grande. Todas as duas situação foram em Ilhéus.

Já no dia 23 de janeiro, uma tartaruga da espécie verde foi encontrada morta na praia dos Milionários, em Ilhéus. O animal tinha cerca de 70 cm de comprimento. O Projeto (A)mar informou que a morte do animal foi causada foi por uma interação com rede de pesca. (G1/Ba)

google news