A taxa de desocupação no Brasil fechou o trimestre móvel encerrado em setembro em 11,8%, segundo dados divulgados hoje (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado representa uma leve queda em relação ao trimestre anterior, finalizado em junho, quando 12% da população estava sem trabalho. Também houve uma sutil redução quanto ao mesmo período do ano passado (11,9%).
O contingente de desocupados soma 12,5 milhões de pessoas, uma diminuição de 251 mil pessoas, enquanto a população ocupada atingiu 93,8 milhões, um aumento de 459 mil pessoas.
A população fora da força de trabalho permaneceu estável, com 64,8 milhões de pessoas. Já a taxa de subutilização ficou em 24%, uma redução de 0,8 ponto percentual em relação ao trimestre anterior, somando 27,5 milhões de pessoas que gostariam de trabalhar mais horas do que atualmente.
- Clínica do Rim é homenageada pela Câmara de Santo Antônio de Jesus e destaca ampliação diante do aumento da demanda
- Jovens empreendedoras de Santo Antônio de Jesus transformam paixão por doces em negócio aos 14 e 15 anos
- Líder do governo diz que primeira parcela das rescisões de ex-funcionários do IPSE deve ser paga em 11 de agosto
Ainda segundo o IBGE, os desalentados, que são pessoas que desistiram de procurar trabalho, são 4,7 milhões, um recuo de 3,6% em relação ao trimestre anterior. (Metro1)





