Tedesco realizou palestra no SEBRAE de Cuiabá, maior centro de sustentabilidade nacional

0
228
-
O empresário e empreendedor foi um dos palestrantes no Centro SEBRAE de Sustentabilidade em Cuiabá no Mato Grosso Imagem: Reprodução/ SEBRAE

A Tedesco Lanchonete e Restaurante está em atividade há mais de 20 anos atuando no terminal rodoviário do município Santo Antônio de Jesus (BA), distante 184 km de Salvador, e é um exemplo de empreendimento de alimentação.

Limpeza, organização e sustentabilidade são as suas marcas. A preocupação de Melentino Tedesco, seu proprietário, com a qualidade do serviço e com o meio ambiente transformou a lanchonete e restaurante em referência em boas práticas sustentáveis na Bahia.

- Anúncio -

O empresário e empreendedor foi um dos palestrantes no Centro SEBRAE de Sustentabilidade em Cuiabá no Mato Grosso, maior do Brasil. O empresário foi aplaudido de pé após a sua palestra com o tema: “Ecoar”.

Tedesco, além de um empreendedor de sucesso é vice-presidente do Sindicato dos Bares e Restaurante do município, um dos diretores de segurança da Associação Comercial além de presidente da Qualimax, “a Qualimax é uma rede de empreendedores dentro do seguimento de bares e restaurantes, onde trocamos ideias de melhorias de nossos negócios”, disse.

Natural do estado do Espírito Santo, Melentino Antônio Tedesco é formado em Técnica Agrícola e decidiu mudar de ramo profissional em 1991 quando abriu sua primeira lanchonete, “em 94 o Sebrae abriu um escritório em Santo Antônio de Jesus e firmamos parceria. Em 1999 já tínhamos quatro lojas no mesmo segmento e começamos a enfrentar dificuldades e decidimos voltar ao ponto de partida: uma única loja que atendesse bem a nossa clientela”, salientou.

Negócios montados em terminais rodoviários são estigmatizados como de baixa qualidade e sujos, lamenta ele. O empresário, no entanto, está demonstrando exatamente o contrário com seu empreendimento. “Trabalhamos 24 horas aqui. Estamos na beira de uma estrada (BR-101), onde param ônibus de diversos lugares, a cada meia hora”, informa.  “Este é um nicho de mercado muito bom e devemos ser responsáveis”, acrescenta.

A Tedesco oferece enorme variedade de lanches, conta com nutricionista contratada, além de servir refeições no sistema self-service. Totalmente automatizada, o cliente faz o seu pedido em pranchetas toch-screen, que garantiu maior agilidade na entrega dos lanches. A automatização vai muito além do menu, inovando e se reinventando junto com a sustentabilidade ambiental. “A sustentabilidade higieniza e organiza o negócio”, enfatiza Melentino.

Hoje, até os bancos querem saber das boas práticas sustentáveis das empresas que buscam créditos. Todo nosso lixo tem destino próprio e muito pouco vai para o aterro sanitário. Que legado queremos deixar aqui: Sustentabilidade ambiental. Porque alimento é vida, e se nós não tivermos maior atenção com sustentabilidade, não teremos vida no futuro, lembra ele.

A Tedesco Lanchonete e Restaurante está participando do Programa Alimento Seguro (PAS), desenvolvido pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) junto com Sebrae Bahia. Em outubro, o empreendimento já deverá estar certificado com o selo PAS, comemora Melentino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui