Tempestade de neve deixa centenas presos nas encostas do Monte Everest, no Tibete

Equipes de resgate trabalham para retirar alpinistas e caminhantes da região afetada por nevasca intensa

Equipes de resgate foram enviadas às remotas encostas tibetanas do Monte Everest, na fronteira entre o Tibete e o Nepal, após uma tempestade de neve deixar centenas de pessoas presas em acampamentos. A informação foi divulgada pela mídia estatal chinesa.

Moradores locais e equipes de socorro mobilizaram esforços para remover a neve que bloqueia o acesso à área, situada a mais de 4,9 mil metros de altitude. Até domingo, cerca de 350 pessoas haviam sido resgatadas e levadas a um local seguro na cidade de Qudang, segundo a agência Reuters, com base em informações da mídia local.

Nesta segunda-feira (6/10), a mídia chinesa informou que aproximadamente 200 pessoas que realizavam trilhas na região ainda permanecem presas, mas já foram contatadas pelas equipes de resgate.

As fortes nevascas começaram na sexta-feira à noite e se intensificaram nas encostas orientais do Everest, uma área popular entre alpinistas e caminhantes, dificultando a movimentação e exigindo esforços contínuos de resgate.

google news
senac