A secretária interina de Saúde da Bahia, Tereza Paim, não descartou a possibilidade da realização do Carnaval em 2022 e apontou, na manhã desta quarta-feira, 22, que uma das possibilidades para que ocorra a festa é a apresentação da carteira de vacinação nos circuitos da folia.
“A reposta pode ser sim [para a apresentação da carteira de vacinação], de uma forma organizada. O Carnaval, na teoria, é festa que teria tudo para dar errado, mas ela dá muito certo […] O passaporte pode dar o direito das pessoas estarem mais livres”, afirmou Paim.
A atual titular da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) também comentou que o governo do estado já estuda a exigência da carteira de vacinação como critério para entrar em determinados espaços.
A afirmação foi compartilhada pelo governador da Bahia, Rui Costa, que informou no programa ‘Papo Correria’ da última terça-feira, 21, que encaminharia um projeto de lei à Assembléia Legislativa da Bahia para garantir que apenas pessoas vacinadas com as duas doses possam frequentar os estádios, quando esses espaços puderem receber o público.
No entanto, ainda existe uma preocupação no governo do estado com os índices epidemiológicos da Covid-19, que após semanas de queda se estabilizaram. Assim como o governador Rui Costa, a titular da Sesab também afirmou ser preciso “estar em sinal de alerta”.
“Estamos em um período de estabilização, depois do dia 10 para cá, só temos mantido os números de taxas de casos ativos. Temos girado em torno de 300 casos todos os dias, isso não está mudando, o número de pacientes deitados nos leitos de UTI também não tem variado muito, uma faixa de 240 pacientes. É para chamar atenção da população, o vírus não parou de circular”, falou Tereza Paim. (ATarde)