Dando continuidade às atividades do “TJBA Mais Perto” em Barreiras, a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, iniciou sua visita ao Fórum Tarcilo Vieira de Melo nesta quinta-feira (25). A segunda etapa do projeto no município do oeste baiano contou com uma série de eventos, incluindo uma audiência pública, a assinatura de acordos de cooperação técnica com prefeituras, a disponibilização de serviços para magistrados e servidores, e uma conversa com advogados da região.
O “TJBA Mais Perto” abrange 13 comarcas da região e já alcançou números expressivos, como a catalogação e coleta de 15.301 processos físicos em Barreiras, o atendimento a 572 pessoas e a realização de 3 capacitações oferecidas pela Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp), pela Coordenadoria de Apoio ao Primeiro Grau de Jurisdição (CAPG) e pela Secretaria Judiciária (SEJUD). Os serviços oferecidos incluíram ergonomia, nutrição, atendimento médico e capacitações técnicas, entre outros, destinados a magistrados e servidores.
A desembargadora Cynthia Resende, que atuou como juíza de carreira em uma cidade do interior por 12 anos, destacou a importância do projeto para aprimorar a comunicação entre os juízes de primeiro grau e a administração do poder judiciário. “Desde que assumi a presidência, um dos primeiros projetos que eu quis implementar foi este, a fim de aproximar a administração do interior do estado. É crucial envolver todos do Judiciário para proporcionar o melhor serviço ao cidadão”, afirmou a presidente.
Durante a abertura do evento, dois acordos de cooperação técnica foram assinados. O primeiro acordo, celebrado entre o TJBA, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM), e as prefeituras de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Cotegipe, visa racionalizar e aprimorar a cobrança administrativa do crédito fiscal e o fluxo de execuções fiscais nos municípios. O segundo acordo, firmado entre o Tribunal e a Prefeitura de Barreiras, tem o objetivo de introduzir a interoperabilidade entre os sistemas judiciais do TJBA e os sistemas do município.
O juiz de direito e diretor do Fórum Tarcilo Vieira de Melo, Alexandre Mota Brandão de Araújo, descreveu o “TJBA Mais Perto” como um ato revolucionário. “Pela primeira vez, uma estrutura como esta chega ao oeste da Bahia. Presidente Cynthia, eu te parabenizo por essa gestão”, concluiu o diretor.