Tradicionalmente em abril, Micareta de Feira pode passar a ser realizada em outubro

Foto: Divulgação

A micareta mais antiga do Brasil, a de Feira de Santana, poderá sofrer uma mudança a partir de 2020. De acordo com informações do Acorda Cidade, o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges, se reuniu com dirigentes classistas, representantes de blocos e camarotes para tratar sobre o evento, quando se cogitou a alteração do mês. Duas datas foram propostas para o mês de outubro: de 15 a 18 e de 22 a 25. A última sendo a preferida entre os participantes.

“Quase todo ano a festa coincide com a semana Santa e temos o Tiradentes e depois a Micareta. Temos alguns preconceitos de falar que a Micareta não pode coincidir com feriados. A gente defende que tenha as datas muito mais próximas de feriados, para que a gente possa agregar e trazer para Feira de Santana pessoas de cidades vizinhas, pois nos últimos tempos não estamos tendo visitantes para brincar a micareta. Precisamos repensar esse modelo. Também temos que pensar em integrar a festa com o comércio, para que todos fiquem satisfeitos”, defendeu o presidente da associação comercial de Feira de Santana, Marcelo Alexandrino.

Borges explicou que a partir dessas reuniões com várias sugestões, o governo municipal vai tomar decisões com relação à Micareta 2020. “As reuniões são importantes, pois é fundamental que o governo tome decisões ouvindo a comunidade. Temos que conciliar todos os interesses e no fim que vença o interesse coletivo. Nessa reunião surgiram opiniões interessantes a nível de aperfeiçoamento na Presidente Dutra e a data foi bastante discutida. Temos para o ano que vem as eleições e temos que pensar se podemos realizar Micareta em outubro com eleição. Abril ainda não está descartado, mas a vontade predominante é que seja em outubro. A ideia é que a gente seja a primeira festa do ciclo de festas do verão baiano”. (Bahia Noticias)