Trump diz ter sido alvo de ‘maior caça às bruxas’ da história americana

Foto: Reprodução/CNN

O ex-presidente americano Donald Trump disse que o processo de impeachment que terminou hoje foi “mais uma fase da maior caça às bruxas da história do nosso país”. Trump foi absolvido neste sábado (13), em julgamento no Senado, da acusação de incitar a invasão do capitólio americano no início de janeiro. O ex-presidente disse ainda que o movimento que começou a construir nos EUA “apenas começou”.

“Esta tem sido mais uma fase da maior caça às bruxas da história do nosso país. Nenhum presidente jamais passou por algo parecido. E isso continua porque nossos adversários não podem esquecer as quase 75 milhões de pessoas, o maior número já obtido por um presidente no cargo, que votaram em nós há poucos meses”, disse o ex-presidente Trump, por meio de um comunicado enviado à imprensa local, segundo o portal UOL.

“O nosso histórico, patriótico e bonito movimento ‘Make America Great Again’ (Faça a América Grande Novamente) apenas começou. Nos próximos meses, tenho muito a compartilhar com vocês e espero continuar nossa incrível jornada juntos para alcançar a grandeza americana para todo o nosso povo”, prosseguiu Trump.

No julgamento, 57 senadores votaram pelo impeachment de Trump, 10 a menos do que era necessário para condenar o ex-presidente. A absolvição já era esperada. Foram 50 votos de senadores democratas, partido do atual presidente Joe Biden, e 7 votos de republicanos, partido de Trump. Outros 43 senadores consideraram Trump inocente.

A invasão do Capitólio ocorreu em 6 de janeiro. Apoiadores de Trump tentaram impedir que o Congresso americano confirmasse Joe Biden como novo presidente do país. Cinco pessoas morreram. (bahia.ba)

google news