Turista perde R$ 2,4 mil após cair em golpe da ‘falsa reserva’ em pousada de Morro de São Paulo

Turista perde R$ 2,4 mil após cair em golpe da 'falsa reserva' em pousada de Morro de São Paulo, na BA — Foto: Reprodução/TV Bahia

O turista André Serpa disse que perdeu cerca de R$ 2,4 mil após cair no golpe da “falsa reserva”. Ele mora em São Luís, no Maranhão, e escolheu o destino turístico de Morro de São Paulo, na cidade de Cairu, baixo sul da Bahia, para passar a lua de mel com a esposa, em setembro deste ano.

Segundo André, ele e a esposa fizeram a reserva com a certeza de que estavam em contato com a pousada desejada, mas o perfil na rede social era falso e direcionava os clientes para um telefone usado por golpistas.

“Eles fizeram um valor muito bom para a gente e nós, tranquilos, falamos com o hotel, achando que era o verdadeiro, fizemos a transferência”, explicou o turista.

De acordo com a gerente da pousada, Ivana Teixeira, há cerca de duas semanas o estabelecimento recebeu um e-mail de outro turista, desta vez do município de Belo Horizonte, em Minas Gerais, onde informava que havia caído no mesmo golpe. Ele só percebeu que havia sido vítima de um golpe depois que depositou R$ 4,6 mil.

Ainda de acordo com Ivana, mais duas famílias caíram no golpe da falsa reserva este ano.

“[Os golpistas] vão oferecendo descontos e mais descontos até a pessoa ficar tentada a fechar. Ele [cliente] acha que ele está ganhando o melhor desconto da vida e acaba caindo no golpe”, detalhou Ivana.

A Polícia Civil informou que não há um levantamento de quantas pessoas já foram vítimas do golpe da falsa reserva no estado.

No entanto, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), afirmou que o número de perfis falsos aumentou muito durante a pandemia da Covid-19.

De junho de 2020 e novembro deste ano, foram identificados mais de 80 perfis falsos na internet associados a hotéis e pousadas da Bahia, de acordo com a ABIH.

O presidente da ABIH, Luciano Lopes, destacou que os clientes precisam estar atentos a todos os detalhes de fechar uma reserva pela internet.

“Verifique e se certifique de que aquele perfil não foi criado de forma recente e, sobretudo, na duvida, ligue para o hotel para entender que realmente aquele canal é um canal oficial”, alertou. (G1)

google news