Turistas denunciam cobrança abusiva para acessar praia do Conde, no litoral norte da Bahia

Turistas denunciam cobrança abusiva para acessar praia do Conde, no litoral norte da BahiaGrupo afirma ter sido cobrado em até R$ 700 por veículo; Prefeitura não se manifestou

Praia de Sítio do Conde, na Bahia - Foto: Reprodução

Um grupo de turistas denunciou a cobrança abusiva de uma taxa para ter acesso à praia do Conde, no litoral norte da Bahia. Segundo relatos, prepostos montaram uma espécie de barreira na entrada do local e exigiam R$ 300 por veículo para liberar a passagem.

Em um vídeo que circula nas redes sociais, um dos turistas questiona a situação.

“Que cobrança é essa? Que país é esse? A gente acordou 3 horas da manhã para estar aqui e eles não fazem nenhum tipo de aviso”, protesta o homem.

Ele ainda afirma que o valor varia conforme o tipo de veículo.

“Eles disseram que veículo maior paga R$ 700. A gente que é cidadão não tem direito de ir e vir”, completou.

A reportagem tentou contato com a Prefeitura de Conde, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.

Em abril deste ano, a gestão municipal, por meio de um decreto do prefeito Anísio Madeirol (União Brasil), instituiu uma taxa de acesso para veículos de fretamento turístico à praia do Sítio do Conde. A medida, emitida pela Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (SECTUEL), definiu valores válidos por 24 horas:

  • Ônibus: R$ 500
  • Micro-ônibus: R$ 300
  • Vans: R$ 200
  • Kombis: R$ 100

A cobrança vem sendo criticada por parte da população e de turistas, que a consideram excessiva e restritiva ao direito de acesso às praias públicas.

google news
senac