Um grupo de turistas denunciou a cobrança abusiva de uma taxa para ter acesso à praia do Conde, no litoral norte da Bahia. Segundo relatos, prepostos montaram uma espécie de barreira na entrada do local e exigiam R$ 300 por veículo para liberar a passagem.
Em um vídeo que circula nas redes sociais, um dos turistas questiona a situação.
“Que cobrança é essa? Que país é esse? A gente acordou 3 horas da manhã para estar aqui e eles não fazem nenhum tipo de aviso”, protesta o homem.
Ele ainda afirma que o valor varia conforme o tipo de veículo.
“Eles disseram que veículo maior paga R$ 700. A gente que é cidadão não tem direito de ir e vir”, completou.
A reportagem tentou contato com a Prefeitura de Conde, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.
Em abril deste ano, a gestão municipal, por meio de um decreto do prefeito Anísio Madeirol (União Brasil), instituiu uma taxa de acesso para veículos de fretamento turístico à praia do Sítio do Conde. A medida, emitida pela Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (SECTUEL), definiu valores válidos por 24 horas:
- Ônibus: R$ 500
- Micro-ônibus: R$ 300
- Vans: R$ 200
- Kombis: R$ 100
A cobrança vem sendo criticada por parte da população e de turistas, que a consideram excessiva e restritiva ao direito de acesso às praias públicas.





