TV Globo revela estar investigando denúncia de ‘teste do sófa’

Foto: Divulgação / TV Globo

O “teste do sofá” foi reconhecido publicamente pela TV Globo nesta quarta-feira (27), como um problema a ser combatido. 

A emissora admitiu à coluna do jornalista Leo Dias, que está investigando uma denúncia do tipo. Dias disse que entrou em contato com a Globo após ser informado que uma denúncia teria chegado à ouvidoria da emissora e que começara a ser investigada. A Central Globo de Comunicação admitiu, em resposta, através de uma nota, que está apurando o caso.

Veja a nota na íntegra: 

“A Ouvidoria do Grupo Globo é um canal aberto para denúncias de violação às regras do Código de Ética da empresa. É garantido sigilo aos relatantes, razão pela qual a Globo não comenta nem divulga a esse respeito. Mas reafirma que relatos referentes a assédio, moral ou sexual, são apurados com rigor, sendo adotadas as medidas cabíveis”. 

O “teste do sofá” na televisão e na indústria cinematográfica acontece quando um ator ou atriz é obrigado a ter relações sexuais com uma pessoa de uma hierarquia superior para conseguir um papel. Segundo o site Hugo Gloss, dentro da Globo já surgiram alguns rumores anônimos e, em junho deste ano, Xuxa teria revelado que chegou a receber uma proposta do tipo no início da carreira da emissora. 

A investigação realizada pela Globo segue um padrão que a emissora estabeleceu desde 2017, quando decidiu afastar José Mayer após ele ser acusado de assédio sexual pela figurinista Susslem Meneguzzi Tonani, durante os bastidores da novela “A Lei do Amor”.