Uefs abre inscrições para concurso público, com 14 vagas para professor auxiliar e assistente

Foto: divulgação

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) oferece 14 vagas para os cargos de professor auxiliar e assistente. O edital de concurso público foi divulgado no Diário Oficial do Estado. As inscrições podem ser feitas até 17 de maio de 2022, pela internet.

As vagas aprovadas para as contratações são para os seguintes departamentos: Ciências Biológicas (DCBIO), Ciências Humanas e Filosofia (DCHF), de Educação (DEDU), Ciências Exatas (DEXA), Letras e Artes (DLA), Saúde (DSAU) e Tecnologia (DTEC).

O valor da inscrição é R$ 220. É permitida a solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição aos candidatos que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), e forem membro de família de baixa renda.

Haverá reserva de 30% das vagas oferecidas em cada área de conhecimento para quem fizer auto declaração de negro ou pardo no ato da inscrição. Além disso, às pessoas com deficiência, é assegurado o percentual do total de 5% das vagas.

As provas do concurso serão realizadas de 30 de maio de 2022 a 11 de junho de 2022, em períodos definidos pelos Departamentos. As datas, horários e locais serão divulgados pela internet.

Conforme a Uefs, com as novas contratações os cursos de graduação terão um ganho na oferta de componentes curriculares represados por falta de professores, que atuam com atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão, assim como as inerentes ao exercício das funções de gestão, direção, assessoramento, coordenação e assistência na própria Instituição, participação em comissões e em bancas examinadoras, entre outras.

Ainda segundo a Uefs, o docente efetivado atuará, prioritariamente, na área de estudo curricular para o qual prestou concurso, contudo, pode ser designado para encargos docentes em outros componentes ou áreas afins, a critério do Departamento de Lotação.

Cada candidato poderá inscrever-se em até duas áreas de componentes curriculares, no entanto, para cada uma delas, deverá realizar uma inscrição específica, efetuar os pagamentos das duas taxas e ainda, encaminhar toda documentação exigida.