Um tour pela suíte de Jair Bolsonaro no avião presidencial

Bolsonaro já usou o A319 VC-1 em viagens a mais de 10 Países, entre eles os Estados Unidos, a Suíça, a China e o Japão Foto: Fotomontagem: Blog Sala de TV

Em atividade desde janeiro de 2005, o principal avião que serve a Presidência da República é o VC-1, conhecido também como Força Aérea 01 (‘Brazilian Air Force One’, em voos internacionais) e batizado oficialmente ‘Santos Dumont’, em homenagem ao brasileiro inventor do avião. Trata-se de um Airbus A319CJ produzido em Hamburgo, na Alemanha.

A aeronave idealizada para ser um posto de comando sobre as nuvens possui três divisões. A primeira, junto ao cockpit onde ficam os pilotos e a galley (cozinha), é de uso exclusivo do presidente. Possui um escritório, uma sala de reunião, um escritório ocupado pelo serviço de segurança e a suíte.

Logo atrás fica uma área para autoridades (ministros, convidados de honra), assessores próximos e eventuais familiares do chefe de Estado. Em seguida, um amplo espaço configurado como classe Executiva para jornalistas e outros convidados.

O avião possui várias modificações, como uma unidade extra de potência capaz de ligar os motores em solo ou em voo no caso de pane e equipamentos médicos similares aos de uma UTI para socorro emergencial a bordo. Há ainda moderno sistema de comunicação para que o presidente se mantenha atualizado a respeito de tudo o que acontece no planeta.

VEJA AS FOTOS ABAIXO:

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução