União Europeia vai enviar caças para ajudar a Ucrânia

Josep Borrell e Ursula von der Leyen — Foto: Kenzo Tribouillard/AP

A União Europeia aprovou o envio de caças à Ucrânia, afirmou neste domingo o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell. A decisão ocorre após a UE anunciar que vai financiar a compra e entrega de armas e outros equipamentos para a Ucrânia.

“O tabu caiu. O tabu de que a União Europeia não forneceria armas em uma guerra. Sim, nós estamos fazendo isso, porque essa guerra precisa do nosso engajamento para apoiar o exército ucraniano. Vivemos tempos sem precedentes. Estamos enfrentando a peste na guerra”, disse.

Mais cedo, a UE já havia anunciado outras medidas para isolar a Rússia, incluindo o fechamento do espaço aéreo dos 27 países do bloco a todos os aviões russos, incluindo os jatos particulares dos oligarcas.

O bloco também estendeu as sanções contra o regime do presidente da Bielorússia, Aleksandr Lukashenko, apontado como cúmplice de Vladimir Putin no ataque à Ucrânia.

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, o braço executivo da União Europeia, detalhou a interdição de todas as aeronaves de propriedade russa, registradas ou controladas pela Rússia. Essas aeronaves não poderão mais pousar, decolar ou sobrevoar o território da UE.

Além disso, pela primeira vez, a União Europeia financiará a compra e entrega de armas e outros equipamentos a um país que está sob ataque, disse ela. “Este é um momento decisivo”, reiterando o reforço das sanções europeias “contra o Kremlin e seu colaborador, o regime de Lukashenko [na Bielorrússia]. O regime de Lukashenko é cúmplice neste ataque vicioso contra a Ucrânia”.

google news