VAR será utilizado nas séries B, C e D do Brasileirão, confirma CBF

GETTY IMAGES

Conforme antecipado pelo Bahia Notícias nesta quarta-feira (21), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) implantará o árbitro de vídeo (VAR) nas fases finais das séries C e D do Brasileirão 2021. O anúncio foi feito pela entidade nesta quinta-feira (22). Além disso, a tecnologia será utilizada também no segundo turno da Série B.

“Estamos tirando do papel uma reivindicação que os clubes disputantes dessas séries faziam há tempos. É mais um aperfeiçoamento muito importante da CBF às competições nacionais. Isso trará mais justiça ao jogo e mais segurança aos árbitros. As Séries B, C e D mobilizam torcedores, comunidades, cidades e mereciam muito este investimento”, escreveu o atual presidente em exercício da CBF, Antônio Carlos Nunes, em nota.

Ao todo, 190 jogos do segundo turno da Série B contarão com a tecnologia, assim como 26 partidas na Série C e 14 na Série D, com custos de operação bancados exclusivamente pela entidade. A decisão “ainda será referendada pelos clubes em Conselho Técnico para aquelas séries onde há esta previsão”.

Visando “otimizar a operação do árbitro de vídeo”, a CBF fará uso do VAR no Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB).

A Bahia tem um representante na Série B (Vitória), um na Série C (Jacuipense), e três na Série D (Atlético de Alagoinhas, Bahia de Feira e Juazeirense). (BN)