Vendas para o Dia dos Pais devem crescer 2% este ano

Foto: Romildo de Jesus

O Dia dos Pais deste ano deve ser “mais gordo”, segundo as expectativas do presidente Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahias (SINDILOJAS/BA) Paulo Motta. Isto porque, existe uma espera de aumento em 2% no faturamento para o comércio, este ano em comparação ao ano mesmo período do passado.  Faltando mais de duas semanas para o Dia dos Pais, já é possível observar algumas ações de lojistas para aumentar as vendas. Descontos e promoções são alguns dos atrativos utilizados pelos comerciantes de Salvador para potencializar o dia 11 de agosto.

A data tem conquistado, a cada ano, mais importância no calendário comemorativo do varejo, se tornando um dia potencialmente significativo para o comércio. No Brasil, o Dia dos Pais é o quinto melhor faturamento do varejo no ano, atrás do Natal, Dia das Mães, dos Namorados e da Criança. De acordo com o comerciante Matheus Salgado, o Dia dos Pais é uma data muito boa para o comércio.

“A expectativa do comércio lojista de Salvador é animadora, e os empresários mais uma vez estão apostando nas promoções, liquidações, diversificando planos de pagamento e criando formas de crediário mais fácil sem alterar as taxas de juros, entre outras iniciativas”, afirma Matheus Salgado.

Prêmios 

Diversos shoppings apostam em campanhas especiais para atraírem clientes na hora das compras. Os centros comerciais investem em sorteios de carros, motos, viagens entre outros atrativos, já que são onde 35% dos consumidores pretendem comprar os presentes para os pais, segundo um levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Em seguida, aparecem as lojas de rua (18%), shoppings populares (9%) e lojas de departamento (9%). As lojas online devem ser a escolha de apenas 2% dos compradores.A mesma pesquisa revelou que 57% dos brasileiros têm a intenção de comprar presentes na data, o que representa cerca de 86,1 milhões de consumidores. No total, 41% dos entrevistados não vão comprar e 2% ainda não se decidiram.

A reportagem da Tribuna da Bahia entrou em contato com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador (CDL), contudo, a informação passada pela assessoria da instituição é que, ainda não foram computados os dados de perspectivava de venda para Dia dos Pais deste ano de 2019. “A CDL está fazendo o levantamento para divulgação na próxima semana”.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e turismo (Fecomécio), informa também, que ainda não tem o levantamento de expectativas de vendas para este ano. Por telefone, a assessoria de comunicação informou que irá divulgar os dados no final da semana que vem.

Online

O varejo online deve se animar para o Dia dos Pais. De acordo com dados da EbitNielsen, no ano passado a data comercial representou crescimento de 8% para as vendas no segmento, com um faturamento de R$2,1 bilhões. A Social Miner, empresa que une dados de consumo, tecnologia e humanização para ajudar sites a aperfeiçoarem seus resultados, realizou uma pesquisa para identificar as intenções de compra do consumidor brasileiro para o Dia dos Pais deste ano.

Segundo a pesquisa, 51% dos respondentes afirmaram que pretendem ir às compras, 14,6% ainda estão indecisos, enquanto os outros 34,4% não devem presentear na data. Outro dado levantado pela pesquisa é quanto à fidelidade do público que adere a data, em que 61,2% dos respondentes disseram ainda não saber se irão comprar na mesma loja em que compraram no ano passado. 

A pesquisa mostra ainda, quem são as pessoas que os consumidores pretendem presentear e, como já era de se esperar, os pais lideram na intenção do público, com 69,8%, seguidos pelos maridos (24,6%), sogros (8,9%) e avôs (8,5%).

Em relação às categorias mais desejadas para o período, destacam-se moda e acessórios (52,6%), eletrônicos (28,7%), beleza e saúde (24,6%), telefonia (14,6%), informática (14,2%), bebidas (12,7%), livraria (12,5%), eletrodomésticos (10,6%), vale-presente (10%) e viagens (4,3%). 

O material aponta também que 72,2% dos respondentes devem investir a partir de R$50 nas compras, sendo que, destes, 34,4% vai manter os pedidos até R$100, enquanto 27,8% entre R$100 e R$500. Apenas 10% disseram que pretendem gastar acima de R$500. E, na hora de pagar, 34,4% do público da pesquisa afirmou optar pelo formato à vista, enquanto os outros 65,6% disseram que devem parcelar as compras, sendo que, destas, 19,6% deseja pagar em até duas vezes; 29,1%, em três vezes; e 17,3% em até quatro parcelas. (Tribuna da Bahia)

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