O atacante do Real Madrid e seleção brasileira Vinícius Júnior conquistou o Prêmio Sócrates, na tarde desta segunda-feira (30), durante a premiação da Bola de Ouro 2023. O camisa 7 venceu graças ao Instituto Vini Jr, projeto social criado e presidido por ele mesmo.
O projeto nasceu em 2020, com a proposta de usar o futebol como parte do processo de ensino de crianças e jovens, em colaboração com escolas públicas, e também capacitar professores em práticas pedagógicas antirracistas.
“Eu estou muito feliz de receber esse prêmio, de poder ajudar tantas crianças no Brasil e no meu bairro”, disse Vini ao receber o prêmio. “Sair da favela, de onde eu saí, é muito improvável chegar até aqui. Eu fico muito feliz de poder ajudá-los. É um sonho muito especial para mim estar aqui com todos vocês”, finalizou.
No momento da entrega, a cerimônia era mediada pelo ex-atacante Didier Drogba, que questionou o brasileiro sobre sua luta contra o racismo.
“Eu estou preparado para isso. Para sempre poder falar quando for necessário. É muito triste eu ter que falar sobre racismo, gosto de falar sobre futebol, sobre os grandes jogadores que estão aqui. Quero pedir para vocês que não parem de lutar. Que as crianças que possam vir, não sofram com isso”, respondeu Vinícius.
Concorreram ao Prêmio Sócrates a estadunidense Alex Morgan, a nigeriana Asisat Oshoala, o alemão Antonio Rudiger e o atacante inglês Marcus Rashford. (Bnews)