Nascido Fernando de Bulhões, em Lisboa, capital de Portugal, em agosto de 1195, Santo Antônio morreu em 13 de junho de 1231, em Pádua, na Itália. Por isso, é conhecido das duas formas: Santo Antonio de Lisboa e Pádua.
Antônio é o santo mais popular de Portugal. Com a colonização lusitana no Brasil, veio para a Bahia também a cultura de devoção ao português, sobretudo em Salvador, primeira capital do país.
Antônio é um dos Santos mais populares do Brasil, é homenageado anualmente no país. Uma ladainha conta a história de um milagre em que Santo Antônio interrompeu uma pregação na Itália para salvar seu pai da forca em Portugal, após receber um aviso dos céus.
O dia 13 foi o dia escolhido para se dedicar homenagens ao franciscano, atualmente ele é homenageado, no Brasil, em 5 arquidioceses e 10 dioceses, além de 13 municípios brasileiros que o têm santo como padroeiro.
Em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, os louvores ao padroeiro do local começam no dia 31 de maio, momento em que o trezenário é aberto com uma Alvorada, e se encerram no dia 13 de junho.
Programação:
No último dia de celebração a Paróquia do município realizará as tradicionais missas que ocorre às 8h, 10h, 11h, 15h e às 16h, acontece uma procissão com a imagem de Santo Antônio que percorre as ruas da cidade.