Após a Casa Branca anunciar exigir vacinação obrigatória em empresas com mais de 100 funcionários, a partir de janeiro, ao menos 18 Estados norte-americanos entraram com ações judiciais contra a administração do presidente Joe Biden.
Segundo o UOL, só hoje (5), procuradores-gerais de 11 estados entraram com ação contra o governo, chamando o mandato de “inconstitucional, ilegal e imprudente”. São eles: Missouri, Arizona, Montana, Nebraska, Arkansas, Iowa, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Alasca, News Hampshire e Wyoming.
Três outros estados – Ohio, Kentucky e Tennessee – já haviam processado o governo poucas horas após o anúncio do mandato, na quinta-feira (4). Além deles, Louisiana, Indiana e Mississipi também entraram com processos e afirmaram que o mandato da vacina “sofre de uma série de falhas fatais” e que “usurpa a autoridade do Estado”. O Texas também já chegou a processar individualmente o governo. (TRBN)