Marcado para acontecer neste domingo (21), o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), contará com 90 questões de múltipla escolha das disciplinas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Quem for fazer a prova, também enfrentará a redação, tida por muitos como a parte mais difícil do exame.
Nas provas de hoje, o destaque vai para o caderno de linguagens que vem com 5 questões de inglês e 5 de espanhol. No entanto, o candidato só deve responder àquelas referentes à língua estrangeira que escolheu no ato de inscrição e passar para o gabarito somente as alternativas correspondentes.
De acordo com o Ministério da Educação, para as provas deste ano, 3.109.762 pessoas se inscreveram. Este é o menor número registrado desde 2005. Houve ainda uma redução mais acentuada na participação de pretos, pardos e indígenas em comparação com a última edição da prova, conforme divulgou o portal G1.
Os horários de abertura e fechamento dos portões seguem o horário oficial de Brasília. É importante ficar atento para não perder a prova. A abertura dos portões acontece às 12h. Já o fechamento às 13h, para que a avaliação seja aplicada meia hora depois. O participante que terminar o exame e decidir sair sem o caderno de questões, poderá deixar a sala a partir das 15h30. Já os que preferirem levar a prova para casa, terão de esperar até às 18h30 para deixar a sala. O término da prova acontece às 19h. (BN)