A culinária é muito mais do que apenas preparar refeições. Ela é uma verdadeira forma de arte que envolve criatividade, mistérios e segredos, resultando em pratos incríveis e saborosos. Aqui, separamos algumas curiosidades surpreendentes que, além de despertar sua imaginação, podem até ser úteis algum dia. Anote esses fatos e mergulhe no fascinante mundo da gastronomia!
1 – O mel é eterno
O mel, além de delicioso e cheio de propriedades medicinais, nunca estraga! Isso mesmo: por conta de sua composição com pouca água e muito açúcar, ele pode durar indefinidamente. O mel encontrado em tumbas do Egito antigo, por exemplo, ainda estava apto para consumo.
2 – A raridade do azul nos alimentos
Já percebeu que quase não existem alimentos naturalmente azuis? Isso acontece porque os pigmentos responsáveis por essa cor são extremamente sensíveis à luz solar, o que os torna raros. Um dos poucos alimentos naturalmente azuis é o mirtilo, também conhecido como blueberry, que possui inúmeros benefícios à saúde.
3 – As primeiras panelas da história
As panelas modernas não são nada parecidas com as de antigamente. As primeiras panelas foram inventadas por volta de 10 mil a.C., aqui na América do Sul. Eram feitas de ferro fundido, muito pesadas e desajeitadas. Antes disso, alimentos eram cozidos em conchas, cascos de tartaruga ou até mesmo dentro do estômago de animais.
4 – A origem do brigadeiro
O famoso doce brasileiro, brigadeiro, recebeu esse nome em homenagem ao Brigadeiro Eduardo Gomes. Durante sua campanha presidencial em 1945, suas apoiadoras criaram um doce de leite condensado e chocolate para arrecadar fundos. Embora ele não tenha vencido a eleição, o doce ficou popular e ganhou seu nome em homenagem ao militar.
5 – A história do cachorro-quente
O cachorro-quente, tão querido por crianças e adultos, tem sua origem cercada de mistério. Uma das histórias mais antigas aponta que, em 1852, um açougueiro de Frankfurt batizou suas salsichas com o nome da raça de seu cão “dachshund sausage”. A invenção foi para os EUA e, em 1906, o hot dog como conhecemos foi popularizado em jogos de beisebol.
6 – Café refinado em fezes de elefante
Por mais bizarro que pareça, alguns dos cafés mais caros do mundo passam por um processo de “refino” inusitado: eles são extraídos das fezes de elefantes. Produzido na Tailândia, esse café chega a custar R$ 2.200 o quilo, sendo um item de luxo para paladares exóticos.