7 fatos sobres as fibras que você provavelmente não sabe

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-Foto: Milkos/Thinkstock/Getty Images
Foto: Milkos/Thinkstock/Getty Images

Quando alguém fala em benefícios das fibras, você logo relaciona com a saúde do sistema digestivo, não é? Pois saiba que há muito mais por trás desse alimento. A médica Kavika Karmik, especialista em nutrição e vice-presidente global da área na Tate & Lyle, veio diretamente do Reino Unido para participar de uma série de encontros técnicos com cientistas e líderes industriais brasileiros sobre o assunto.

Aproveitamos a estadia dela aqui no país para conversar sobre as principais novidades a respeito das fibras. E acabamos descobrindo coisas que você não deve saber ainda. Ficou curiosa? Confira 7 fatos sobre elas

Você provavelmente não está ingerindo a quantidade de fibras recomendada por dia (mesmo que tenha uma alimentação equilibrada)

Atualmente, é recomendado que uma pessoa adulta consuma de 25 a 30g de fibras por dia. Infelizmente, nenhuma sociedade no mundo está atingindo essa quantidade. E isso inclui até os países que possuem dietas consideradas mais saudáveis, como a mediterrânea e a indiana (que tem grandes influências vegetarianas). “O quadro é ainda pior em lugares com alto consumo de carne, como o Brasil e Argentina”, explica Kavika Karmik. 

O problema é que, para comer tudo isso de fibras, é preciso muitos vegetais, legumes, verduras e cereais integrais. O que pode acrescentar mais calorias ao cardápio. Para você ter uma noção, 25g de fibras equivalem a: 

  • 21 fatias de pão de forma integral; 
  • ou 3 copos de ervilhas; 
  • ou 7 laranjas;
  • ou 25 porções de batatas; 
  • ou 6 maçãs; 
  • ou 8 porções de arroz integral;
  • ou 10 copos de brócolis! 

Uma opção são as alternativas solúveis — geralmente um pó branco, incolor e inodoro que você adiciona à comida para aumentar a ingestão de fibras. Elas não tornam o alimento mais calórico. Pelo contrário, diminuem a concentração de açúcar presente nele. 

As fibras podem melhorar seu humor

Muitas das alterações de humor que temos durante o dia são causadas pelos picos de glicose no sangue. As fibras estabilizam a quantidade da substância no corpo, evitando a montanha-russa de emoções. Sem contar que a gente se sente muito melhor quando não está constipada, com a barriga inchada e dolorida, não é mesmo? 

Comer fibras demais não vai te dar diarreia

É claro que não vale comer de uma vez todas as fibras do mundo se você está acostumada a ingerir bem menos que o recomendado. Isso sim pode gerar problemas intestinais. Para aumentar o consumo das fibras, o ideal é ir gradualmente e começar pelas principais refeições, como no café da manhã. Quando seu corpo se acostumar com maiores porções do alimento, comer mais que o recomendado provavelmente não vai causar grandes problemas. 

Há muito mais para descobrir sobre as fibras 

Sim, a ciência estuda fibras há muito tempo e já descobriu muitas coisas sobre ela. Mas ainda há muito mais para pesquisar! “Estamos produzindo, por exemplo, estudos que as relacionam com a saúde do cérebro — como a diminuição do risco de demência. Sem contar nas ligações que elas têm com o aumento da imunidade e até metabolismo”, finaliza Kavika Karmik. (Boa Forma)

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