A travessia de lanchas entre Salvador e Mar Grande entrou nesta segunda-feira (22) no quinto dia seguido sem operar , por conta do mau tempo na capital baiana. As condições de navegação na Baía de Todos-os-Santos continuam impossibilitando a retomada das operações, com mar de ondas elevadas e fortes ventos.
Segundo a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), Além da travessia Salvador-Mar Grande, também estão sem operar, desde a última quinta-feira, as escunas de turismo que fazem o passeio pelas ilhas da Baía de Todos-os-Santos.
Devido às condições de navegação ainda mais desfavoráveis no trajeto marítimo entre a capital e a Ilha de Tinharé (cerca de 60Km), a travessia Salvador-Morro de São Paulo, continua operando com conexão em Itaparica. Os catamarãs saem do Terminal Náutico, atracam em Itaparica, de onde os passageiros seguem de ônibus até a Ponta do Curral (Valença) e fazem uma pequena travessia em lanchas rápidas até o Morro.
A outra opção de conexão utilizada pelos operadores da travessia é através de Bom Despacho, com os passageiros fazendo a travessia pelo ferry-boat, de onde fazem de ônibus o mesmo percurso até a Ponta do Curral e atravessam para o Morro. Os horários saindo de Salvador são 9h, 10h30, 13h e 14h30. Com conexão, o tempo de viagem da travessia fica em 3h20m, ou, uma hora a mais que o tempo da viagem direta. (G1/BA)