Imagens de uma câmera de segurança da Prefeitura de Flores da Cunha, na serra gaúcha, mostram o momento em que uma cratera se abriu na Rua General João Manoel, no Centro da cidade, após a passagem de um caminhão. O carro que vinha logo atrás acabou caindo no buraco.
O acidente aconteceu na tarde de terça-feira (19). No Honda City estavam mãe e filha. A mulher teve ferimentos leves e foi encaminhada a um hospital.
“A gente estava indo e caiu. Simplesmente caiu do nada. Daí a gente abriu as portas do carro e tentamos sair. Veio um homem e subiu no capô para nos ajudar”, conta Andressa Cavagnolli Carnesela, de 12 anos, que estava no veículo com a mãe.
“A minha enteada me ligou dizendo que a mãe dela tinha caído no buraco e que estavam bem, só tinha fraturado o nariz. Só que só quando cheguei aqui, vi que o buraco engoliu completamente o carro”, conta o marceneiro Edílio Matos da Silva.
A mãe de Andressa, de 34 anos, segue em observação no Hospital do Círculo, em Caxias do Sul, também na Serra. Segundo a família, ela fraturou o nariz e passou por exames.
O trecho da rua que cedeu fica sobre uma galeria de escoamento de água e esgoto. Segundo a prefeitura, a construção de pedras tem cerca de 50 anos. A suspeita é de que o movimento constante de caminhões por causa de uma obra próxima tenha causado o colapso na sustentação da galeria.
Moradores do bairro Aparecida ficaram sem água. O encanamento da rede de abastecimento se rompeu com a queda do asfalto. A cratera começou a ser fechada nesta quarta (20).
Em nota, a Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito informou, ainda na terça, que “manutenções são realizadas, sob demanda, pela Secretaria de Obras e Viação, para prevenir situações como esta. Porém, não foi possível a constatação antecipada, uma vez que no local não haviam sinais aparentes”.
“Os técnicos visitaram o local para diagnosticar e definir as próximas ações a serem tomadas pela prefeitura”, segue a nota.
“Salientamos que foram prestados todos os atendimentos necessários às duas vítimas, que sofreram apenas lesões leves. Todas as questões burocráticas que envolvem o incidente estão sendo tratadas pela procuradoria geral do município”, conclui.
(G1/BA)